FAQ: Programa Desenrola Rural
O Programa Desenrola Rural ajuda agricultores familiares e cooperativas da agricultura familiar a resolverem suas dívidas e conseguirem novos créditos com mais facilidade. O principal objetivo é permitir que esses agricultores renegociem ou quitem o que devem e possam acessar novos financiamentos para continuar produzindo.
2. Quem pode se beneficiar do Desenrola Rural?
O Desenrola Rural pode beneficiar agricultores familiares e cooperativas da agricultura familiar, conforme definido pela Lei nº 11.326/2006.
3. Quais tipos de dívidas podem ser regularizadas pelo Desenrola Rural?
O programa abrange diferentes tipos de dívidas:
Dívida Ativa da União: Dívida de crédito rural do Pronaf quando o recurso for da União, como por exemplo o Pronaf A, A/C e B ou, ainda, dívidas tributárias, inscritas há mais de 1 ano.
Fundos Constitucionais: Dívidas oriundas de operações de crédito rural, no âmbito do Pronaf, com recursos e risco integral dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO). É o caso de linhas do Pronaf, como A, A/C, B, Semiárido e Floresta.
Crédito de Instalação: Dívidas oriundas de créditos de instalação do Incra, concedidos entre 27/05/2014 e 29/06/2022, nas modalidades Habitacional e Reforma Habitacional, Apoio Inicial, Fomento, Fomento Mulher, Semiárido e Florestal e Cacau e Recuperação Ambiental.
As operações devem estar em atraso até 12/02/2025 para serem renegociadas.
Dívidas de operações de crédito com instituições financeiras:
Dívidas de crédito rural, empréstimos, cartão de crédito ou outras, contratadas por beneficiários do Pronaf, do PNCF e do PNRA , indígenas, quilombolas e cooperativas da agricultura familiar.
Contabilizadas a prejuízo ou em atraso há mais de 180 dias (data base 12/02/2025).
4. Como os agricultores podem aderir ao Desenrola Rural?
Os agricultores podem solicitar a renegociação das dívidas pelos seguintes canais:
* Dívida Ativa da União: Portal digital de serviços Regularize da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional - https://www.regularize.pgfn.gov.br/
* Fundos Constitucionais: o agricultor deve procurar uma agência de um dos seguintes bancos:
Centro-Oeste (FCO) - Banco do Brasil (BB)
Nordeste (FNE) - Banco do Nordeste do Brasil (BNB)
Norte (FNO) - Banco da Amazônia (BASA)
*Crédito de Instalação: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Para pagamento das dívidas com o crédito de instalação, o assentado ou quilombola, deve acessar um dos seguintes canais:
Sala de Cidadania do INCRA
Sala da Cidadania - Sala da Cidadania - INCRA
GOVBR
Ou ainda, procurar uma Superintendência Regional do Incra no seu estado.
* Dívidas de operações de crédito com instituições financeiras: devem ser renegociadas diretamente com a instituição onde a dívida foi contraída.
5. O programa permite que agricultores com restrições de crédito acessem novas linhas de financiamento do Pronaf?
Sim, o Desenrola Rural autoriza as instituições financeiras a concederem crédito rural nas linhas do Pronaf (exclusivamente para os Grupos A, A/C e B) a beneficiários do programa, mesmo que estes possuam restrições em cadastros privados de crédito. Além disso, mesmo os agricultores endividados que não se enquadrem no Desenrola Rural podem se beneficiar dessa flexibilização se tiverem o somatório de dívidas em cadastros privados menor que R$ 20.000,00. O programa também autoriza a concessão de crédito a beneficiários com restrições internas nas instituições financeiras.
6. Há um prazo limite para adesão e para se beneficiar do Desenrola Rural?
Sim, o prazo para aderir ao Programa vai até 31 de dezembro de 2025.
7. Qual a abrangência do Programa? Ele é exclusivo para as regiões Norte e Nordeste?
O Desenrola Rural abrange a todos os estados do país.
Agricultores do estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, que tenham dívidas inscritas na Dívida Ativa da União (DAU), dívidas com Crédito de Instalação do Incra ou dívidas com Instituições Financeiras poderão ser beneficiados com descontos para regularizar estes débitos.
8. O Desenrola Rural inclui apenas dívidas do "Pronaf A" vencidas?
Não! O programa abrange quatro grupos de dívidas, incluindo débitos inscritos na dívida ativa, operações contabilizadas em prejuízo, crédito instalação inadimplente e outros casos específicos.
De acordo com o Decreto 12.381 em seu artigo 1º, o desenrola facilita a liquidação ou a renegociação das seguintes dívidas dos agricultores familiares e das cooperativas da agricultura familiar:
9. Operações com recursos do Banco do Brasil estão incluídas?
Sim! Dívidas do Banco do Brasil e de outras instituições financeiras autorizadas a operar crédito rural podem ser renegociadas no Desenrola Rural.
10. Dívidas do Pronaf no Banco do Brasil só podem ser liquidadas com desconto, sem possibilidade de renegociação?
Não! Dívidas com risco integral do Banco do Brasil podem ser renegociadas conforme as políticas de crédito da própria instituição.
As operações do Pronaf contratadas com recursos do Banco do Brasil são passíveis de liquidação e renegociação. Para estas operações, o BB adotará descontos amparados na sua política de crédito, que pode variar de acordo com a condição de cada dívida.
11. Contratos do Pronaf ajuizados não podem ser renegociados?
Depende! As operações ajuizadas serão analisadas pela instituição financeira para possível enquadramento no Desenrola Rural.
12. Dívidas em cobrança por empresas terceirizadas estão excluídas?
Não! Elas também podem ser analisadas para renegociação, conforme a avaliação da instituição financeira.
13. Quem liquidar a dívida com desconto poderá contratar novos créditos?
Sim! Após a liquidação, o agricultor familiar poderá acessar novas linhas do Pronaf, com risco integral do FNE, FNO, FCO ou Tesouro Nacional, incluindo Pronaf Floresta, Pronaf Semiárido, Microcrédito Produtivo Rural (Grupo B), Crédito para Beneficiários do PNCF, PNRA e PCRF, além de indígenas e quilombolas.
Além disso, os agricultores beneficiados pelo Desenrola Rural poderão contratar todas as demais linhas do Pronaf na instituição em que renegociou a dívida ou em outra instituição que opere o Pronaf.
14. Dívidas do Pronaf na agência só podem ser renegociadas pelo sistema de boletagem?
Não! Cada caso será avaliado pela instituição financeira para possível enquadramento no Desenrola Rural.
15. Nem todas as dívidas do Pronaf inscritas na dívida ativa podem ser pagas com desconto?
Dívidas inscritas há mais de um ano podem ser liquidadas ou renegociadas com descontos e prazos, diretamente no site da PGFN (Procuradoria Geral da Fazenda Nacional), conforme o Desenrola Rural. Em caso de dúvidas ou dificuldades, o MDA, os sindicatos, associações e entidades representativas estão à disposição para auxiliar no processo de renegociação.