Notícias
Condraf cria Comitê de Educação, Cultura e Arte do Campo, das Águas e das Florestas
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) criou, nesta sexta (30/08), o Comitê Permanente de Educação, Cultura e Arte do Campo, das Águas e das Florestas. O espaço tem o objetivo de subsidiar o Condraf na formulação e aprimoramento das políticas públicas para o meio rural, considerando a formação com a participação da Pedagogia da Alternância, propondo estudos sobre as perspectivas da cultura e da arte, fortalecimento das identidades culturais do rural, dentre outras atribuições.
A ideia é que programas de educação, cultura e arte do governo estejam alinhados com as políticas de desenvolvimento territorial. “Cultura não é só uma apresentação artística no final de um evento”, disse Estela Zeferino, membro da Secretaria de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SFDT/MDA), que representa o Comitê. Ela explica que o espaço trata da luta para implementação de políticas a partir dos direitos culturais.
Transversalidade das políticas
Idalgizo José Monequi, conselheiro representante da União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (Unefab), abordou a transversalidade do tema. “Agora temos a missão de levar adiante essas propostas, entendendo a importância da arte e da cultura no rural, em todos os seus aspectos. Isso deve perpassar todas as políticas públicas”, afirmou.
Diversas entidades da sociedade civil e órgãos do governo integram o Comitê, como os ministérios da Cultura (Minc) e da Educação (MEC), a Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República (SNJ/SGPR), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Fundação Cultural Palmares, a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), dentre outras.
Após a aprovação das(os) conselheiras(os) ocorrida hoje, a resolução de criação do Comitê será publicada em breve no Diário Oficial da União (DOU) e ficará pública no site do Condraf.
Saiba mais: o que é Pedagogia da Alternância?
É uma metodologia de ensino que busca integrar a realidade das(os) estudantes do rural com o ambiente escolar, proporcionando uma formação integral, em que os conteúdos curriculares, o método e os períodos são organizados de forma apropriada para atender as reais necessidades dessa população.
Foto: Mostra Mandala - 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (2016)
Comunicação Condraf