Notícias
Agricultura Familiar
Melhorias no sistema para o Cadastro Nacional de Agricultura Familiar - CAF
.
No último dia 30 de julho a equipe do Departamento do Cadastro de Agricultura Familiar (DCAF) reuniu-se com representantes das demais unidades do MDA, com o objetivo de demonstrar o sistema CAF 3.0 desenvolvido para obtenção do cadastro que permite o acesso às políticas públicas e aos serviços do MDA, voltados à agricultura familiar.
O Diretor do DCAF, Arthur Reis Rimoldi, apresentou conceitos importantes a respeito do assunto antes fazer a demonstração das funcionalidades do sistema, além de abrir espaço para o público presente interagir com opiniões e reflexões que poderão auxiliar a construção de normativos internos, a melhoria de procedimentos operacionais e a valorização da rede cadastradora, a partir do envolvimento e integração de áreas relacionadas ao tema.
Das unidades do Ministério presentes na referida agenda estavam representantes das áreas de:
Assessoria de Participação Social e Diversidade;
Assessoria Especial de Controle Interno;
Coordenação-Geral de Juventude Rural;
Companhia Nacional de Abastecimento;
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável;
Ouvidoria;
Subsecretaria de Mulheres Rurais;
Secretaria de Territórios e Sistemas Produtivos Quilombolas e Tradicionais; e
Secretaria de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar.
Importante destacar, ainda, que, em 17/05/2023 o Ministério das Comunicações publicou que:
A conectividade dos domicílios é maior na área urbana, sendo 82% das residências com internet. Já na zona rural, a inclusão digital chegou a 68% dos domicílios. A Região Centro-Oeste é a que apresenta maior quantidade de residências com acesso à internet (83%), seguida do Sudeste (82%), Sul (81%), Nordeste (78%) e Norte (76%). Os principais tipos de conexão utilizados são fibra óptica ou cabo e rede móvel 3G/4G. (acessível em: https://www.gov.br/mcom/pt-br/noticias/2023/maio/80-dos-domicilios-brasileiros-possuem-acesso-a-internet-aponta-pesquisa)
Assim, alinhada à missão daquela pasta ministerial no sentido de promover a inclusão digital de todos os brasileiros, foi identificada a oportunidade na construção de estratégias conjuntas de comunicação para garantir o acesso por parte do público-alvo beneficiário das políticas do MDA.
Por fim, ressalte-se que o novo sistema constitui um dos marcos definidos para realização do compromisso firmado para o 6º Plano de Ação Nacional de Governo Aberto, sob coordenação dessa Ouvidoria, em parceria com órgãos públicos federais e entidades da sociedade civil organizada.
Saiba mais a respeito desse e outros marcos relacionados a esse projeto desenvolvido pelo MDA com apoio da CGU (Controladoria-Geral da União) e do OGP (Open Government Partnership).