Plano Estratégico
O Plano Estratégico é o principal produto dos processos de planejamento de uma organização, é a sua materialização em um documento robusto que orienta as tomadas de decisão da Gestão Estratégica.
O Planejamento é o meio sistemático para tomada de decisões, guiado pelo pensamento estratégico, estabelecendo critérios que determinam e direcionam as ações prioritárias para superação dos desafios.
A Estratégia é um conjunto de ações que orientam o caminho a ser percorrido para que os serviços e produtos de responsabilidade da organização alcancem os resultados pretendidos.
A Instrução Normativa nº 24, de 18 de março de 2020 dispõe sobre a elaboração, avaliação e revisão do Planejamento Estratégico Institucional (PEI) dos órgãos e das entidades da administração pública federal integrantes do Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal - SIORG.
Segundo o previsto nessa instrução, o Plano Estratégico da instituição deverá conter, no mínimo, a cadeia de valor e mapa estratégico; a definição da missão, da visão e dos valores; os objetivos estratégicos; os indicadores e metas; e os projetos estratégicos a serem desenvolvidos, com suas entregas, prazos e unidade responsável.
No contexto de recriação do MDA em 2023, foram necessárias parcerias para a construção dos processos colaborativos do Planejamento Estratégico. A Coordenação-Geral de Gestão e Planejamento Estratégico (CGEPE) foi assessorada pela empresa brasileira Matres Socioambiental, através de uma parceria entre o ministério e a organização alemã GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit. E atualmente, com a contribuição do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), a CGEPE tem iniciado o processo de análise de valor público do MDA aos beneficiários e beneficiárias de suas políticas públicas, como também à sociedade como um todo. Está prevista a entrega do Plano Estratégico do MDA em 2024.