Planejamento Estratégico Institucional
Toda estratégia e todo planejamento governamental implicam na projeção de futuros desejáveis.
As organizações governamentais precisam enfrentar problemas públicos e superar desafios que promovam o desenvolvimento do país, o que requer pensamento estratégico e planejamento adequado de ações, orientados pela missão institucional, com o intuito de alcançar a visão de futuro e buscando sempre gerar valor público, com maior efetividade de resultados e eficiência na gestão dos recursos.
O planejamento estratégico é um meio sistemático de análise, criação de soluções e tomada de decisão sobre recursos, programas e projetos, pessoas e estruturas, bem como geração de aprendizagem organizacional.
As tomadas de decisões no presente visam cumprir com a missão e alcançar os objetivos estratégicos de curto, médio e longo prazo. Esses objetivos são efeitos dos esforços de ações integradas de gestores, servidores e colaboradores, que atuam em nível estratégico, tático e operacional para entregar resultados às/aos beneficiárias/os das políticas públicas e à sociedade como um todo.
O Plano Estratégico Institucional (PEI) é a materialização de todo o processo de planejamento estratégico. É o principal produto de apoio à Gestão Estratégica da organização e que documenta os desafios, a missão, a visão, os valores, os objetivos, a cadeia de valor, o mapa estratégico, os indicadores, as metas e as ações necessárias para alcançá-las.
Após a criação e aprovação da estrutura do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), através do Decreto nº 11.396 de 21 de janeiro de 2023, foi constituída uma Coordenação-Geral de Gestão e Planejamento Estratégico (CGEPE), vinculada diretamente à Secretaria Executiva do ministério.