NEAD Experiências
|
Autoria: André Luis de O. Araújo, Ricardo Verdum (org.) Edição: NEAD/ MDA e Secretaria de Agricultura Familiar (SAF/ MDA) Ano: 2010 A publicação, que reúne artigos selecionados em uma chamada pública, propõe uma reflexão sobre as práticas, aprendizados e lições geradas através da execução de projetos apoiados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário na área de assistência técnica e extensão rural junto a povos indígenas. São 13 textos que buscam descrever as experiências governamentais na área, e dar subsídios a novos debates, diagnósticos e ações, mostrando como é possível apoiar e fortalecer iniciativas em assistência técnica para povos indígenas. |
Direito Aplicado: Vivências judiciárias de conflitos coletivos agrários em Minas Gerais Autoria: Osvaldo Oliveira Araújo Firmo Edição: NEAD/ MDA Ano: 2009 Com a intenção de preencher a lacuna existente no debate sobre o tema, Osvaldo Firmo reuniu a experiência vivenciada à frente da Vara de Conflitos Agrários de Minas Gerais, entre agosto de 2007 e setembro de 2008, às reflexões sobre conceitos jurídicos acerca da terra, da propriedade e da posse. Intermediando a prática e a teoria jurídica, o olhar de disciplinas das ciências humanas e sociais, como a antropologia e a sociologia, permitem que o livro amplie seu alcance, na tentativa de compreender os diferentes sujeitos implicados nestas disputas. |
|
|
Educação do campo e formação profissional: a experiência do programa Residência Agrária Autoria: Mônica Molina, Gema Esmeraldo (org.) Edição: NEAD/ MDA Ano: 2009 Reflete sobre experiências iniciadas em 2004 com o Programa Nacional de Educação do Campo: Formação de Estudantes e Qualificação de Profissionais de Assistência Técnica”, que mais tarde, com novas parcerias, passou a se chamar “Programa Residência Agrária”. O livro, desenvolvido através de parceria entre Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Pronera/Incra) e o NEAD, contém cinco capítulos organizados por Mônica Molina, Gema Galgani, Pedro Neumann e Sonia Bergamasco. O objetivo é subsidiar a continuidade da iniciativa, que expande e fortalece a relação entre estudantes universitários e o conhecimento em ciências agrárias e afins. |
|
Teoria e Prática da Educação do Campo – análises de experiências Autoria: Carmen Lucia Bezerra Machado, Christiane Senhorinha Soares Campos, Conceição Paludo (orgs.) Edição: NEAD/MDA e Pronera/Incra Ano: 2008 O livro traz artigos de professores e estudantes da turma “Margarida Alves” do curso de Pedagogia da Terra, graduada em 2007. Os textos buscam fazer uma síntese da compreensão construída pelos seus autores sobre a teoria e a prática da educação e da Educação do Campo, assumindo o desafio de promover o diálogo entre o material empírico coletado e o referencial teórico estudado. Organizadoras: Carmen Lúcia Machado, Christiane Soares Campos, Conceição Paludo. |