Daniel Almeida Filho é graduado em Engenharia Mecatrônica pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (UniFTC) e em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Com Mestrado e Doutorado em Neurociências pelo Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ICe-UFRN) e, Pós-doutorado em Neurociências pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), sendo agraciado como PEW Latin American Fellow 2019.
Atualmente, além de Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Daniel é Professor Adjunto no SENAI-CIMATEC e Pesquisador do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Avançados de Saúde (ISI-SAS), onde coordena o Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Otimização Cognitiva (GPDOC), focado no entendimento dos Fatores Neuroergonômicos para a Cognição durante o trabalho e a vida cotidiana, além de buscar entender o impacto desses fatores em neurodivergentes, especialmente pessoas com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Em sua trajetória como professor, destaca-se a docência permanente do Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC), constituído em forma associativa pela UFBA, IFBA, UNEB, LNCC, UEFS e SENAI-CIMATEC. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial (MCTI) do SENAI-CIMATEC.
Daniel Filho, também é Coordenador do Programa de Reabilitação Personalizada com Tecnologia Avançada 5.0 (ReaPTA 5.0) de parceria entre o SENAI-CIMATEC e a Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), a fim de orientar a atualização tecnológica do Centro de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (CEPRED), bem como desenvolver Tecnologias Assistivas para as pessoas com deficiência.