Luciana Santos
MINISTRA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Luciana Barbosa de Oliveira Santos é Engenheira Eletricista, graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi presidente do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (IPEM), deputada estadual, prefeita de Olinda, secretária estadual de Ciência,Tecnologia e Meio Ambiente, deputada federal e vice-governadora de Pernambuco, além de presidente nacional do PCdoB.
Em dezembro de 2022 foi escolhida pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Luciana é a primeira mulher a ocupar o posto.
Trajetória Política
Na política, começou a militância no movimento estudantil, em 1984. Foi presidente do Diretório Acadêmico de Engenharia e Computação da UFPE em 1985, dirigente do DCE e vice-presidente regional da União Nacional dos Estudantes, UNE, de 1989 a 1991.
Em 1995, foi nomeada presidente do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco, pelo então governador do estado, Miguel Arraes. Em 1996 assumiu o mandato como deputada estadual.
Em 1998, foi reeleita deputada estadual. Na Assembleia Legislativa foi líder do PCdoB e fez parte das comissões de Ciência, Tecnologia e Informática, Constituição, Legislação e Justiça, Educação e Cultura, Defesa do Meio Ambiente e presidiu a Comissão de Defesa da Cidadania.
Em 2000 foi eleita prefeita de Olinda, sendo reeleita em primeiro turno em 2004. Por suas administrações recebeu o prêmio Prefeita Amiga da Criança da Fundação Abrinq, prêmio de Expressão em Administração da Casa do Administrador de Pernambuco (CAPE) e do jornal Diário de Pernambuco, e o prêmio Governador Barbosa Lima Sobrinho na categoria Prefeito Empreendedor.
Em 2009 foi nomeada pelo então governador Eduardo Campos, secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco. Em sua atuação, buscou imprimir uma agenda de desenvolvimento sustentável, investindo na inovação tecnológica como forma de desenvolvimento e de redução das desigualdades sociais.
Em 2010 foi eleita deputada federal. Na Câmara foi titular da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), de Desenvolvimento Urbano (CDU) e da Comissão de Cultura (CCULT), da qual foi vice-presidente. Nas comissões especiais da Câmara, foi membro titular na de Resíduos Sólidos; do Código Nacional de Ciência e Tecnologia; do Marco Civil da Internet; de Atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Proteção à Saúde e ao Meio Ambiente. Também fez parte do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Casa. Nos oito anos de mandato foi na maior parte do período a única mulher da bancada do Estado no Congresso Nacional.
Em 2019 assumiu a Vice-Governadoria do estado de Pernambuco. No governo fez questão de deixar a sua marca, desenvolvendo – entre outas atividades – a ação Pernambuco com Elas que buscou fortalecer e ampliar políticas públicas de trabalho e renda para mulheres.