Marca do Governo Federal e assinatura do MCTI
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) lançou o manual de identidade visual para o uso da marca versão 1.1 (jan/2023) da atual gestão.
A marca possui o slogan "Brasil União e Reconstrução" e foi desenvolvida para identificar as ações de publicidade e patrocínio. A aprovação do material foi publicada por meio da Portaria nº 8.136, de 10 de janeiro de 2023, no Diário Oficial da União (DOU - 12/01/2023).
A nova marca do Governo Federal é vibrante, colorida e diversa como o Brasil. As cores foram inspiradas na bandeira brasileira, unidas ao vermelho e preto para representar a diversidade. Na peça gráfica, "Brasil" está em destaque e as suas formas geométricas, linhas e interseções que compõem as letras remetem ao conceito da nova gestão: União e Reconstrução.
A tipografia é composta pelo uso estilizado de elementos da bandeira nacional, como o triângulo apontando para cima e o círculo azul central. De acordo com a Portaria, a peça e o material publicitário produzidos com a marca anterior poderão continuar até o término de campanhas, ações ou material já existentes, com foco no princípio da economicidade. A ponderação será realizada pelo órgão ou entidade responsável.
O Manual integra a aplicação de versões em gradiente, monocromáticas e sobrepostas em fundos coloridos específicos, que alteram a uso da marca. Compõe também a peça a orientação da composição dos nomes de ministérios, em aplicações horizontais e verticais.
*Com informações da Secom
Manual da Marca do Governo Federal
A Comunicação Social do MCTI elaborou arquivos complementares ao Manual de Uso da Marca do Governo Federal v. 1.1 - jan/2023 contendo a aplicação da Marca do Governo Federal com a assinatura do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
A Secom/PR realizou sua última atualização no dia 23.01.2023.