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      • MCTI abre processo de escolha de novo(a) diretor(a) para o CTI Renato Archer
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      • Aberto processo de escolha para o cargo de Diretor-Presidente da EMBRAPII
      • MCTI PRORROGA PRAZO PARA INSCRIÇÃO PARA ESCOLHA DO (A) NOVO (A) Diretor (A) DO IBICT
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      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Instituto Nacional da Mata Atlântica - INMA
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      • Últimos dias da consulta pública para atualização da Estratégia Brasileira para Transformação Digital (E-Digital).
      • Aberto processo de escolha para o cargo de Diretor-Presidente do CGEE
      • Abertura de processo de escolha de novo (a) Diretor (a) para o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA)
      • 2563 Empresas finalizaram o preenchimento do FORMP&D 2020
      • Formict ano-base 2020 aberto até 31 de outubro de 2021 para regularização pelas ICT não respondentes
      • Prazo de entrega do FORMP&D Ano-Base 2020
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Observatório Nacional - ON
      • Formict ano-base 2019 aberto até 20 de setembro de 2021 para regularização pelas ICT não respondentes
      • CHAMADA CNPq/MCTI/SEMPI Nº 14/2021
      • Informações Relevantes sobre Formulários Eletrônicos Formict anos-base 2020 e 2019
      • COMUNICADO FNDCT MINISTRO MARCOS PONTES
      • Prorrogado o prazo de entrega do FORMP&D 2020
      • EDITAL Nº 18/2021/MCTI - PROCESSO DE ESCOLHA NOVO DIRETOR OBSERVATÓRIO NACIONAL/MCTI
      • EDITAL Nº 17/2021/MCTI - PROCESSO DE ESCOLHA NOVO DIRETOR MAST/MCTI
      • Formulário Eletrônico Formict ano-base 2020 aberto para preenchimento até 31 de agosto de 2021
      • Chamamento Público para Organização Social de Semicondutores
      • EDITAL CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 11, DE 15 DE JUNHO DE 2021
      • A relação prevista no § 3º do art. 17 do Decreto nº 9.283 foi atualizada e está disponível na página do Formict
      • Formulário de informações sobre atividades de pesquisa da Lei do Bem - Ano Base 2020
      • Relação prevista no § 3º do art. 17 do Decreto nº 9.283 disponível na página do Formict
      • Prazo para envio do Novo Formulário Eletrônico Formict Ano-Base 2019 encerrado em 31 de março de 2021
      • Nova oportunidade para finalização do preenchimento do Formict AB 2019 – prazo final: 31 de março de 2021
      • Atos Normativos
      • Novo Formulário Eletrônico sobre a Política de Propriedade Intelectual das ICT do Brasil – Formict
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Inteligência Artificial Estratégia - Ações Estratégicas

Info

Ações Estratégicas

Nº AÇÃOEIXOAÇÃO ESTRATÉGICA
11. LEGISLAÇÃO, REGULAÇÃO E USO ÉTICOEstimular a produção de IA ética financiando projetos de pesquisa que visem aplicar soluções éticas, principalmente nos campos de equidade/não-discriminação (fairness), responsabilidade/prestação de contas (accountability) e transparência (transparency), conhecidas como a matriz FAT.
21. LEGISLAÇÃO, REGULAÇÃO E USO ÉTICOEstimular parcerias com corporações que estejam pesquisando soluções comerciais dessas tecnologias de IA ética.
31. LEGISLAÇÃO, REGULAÇÃO E USO ÉTICOEstabelecer como requisito técnico em licitações que os proponentes ofereçam soluções compatíveis com a promoção de uma IA ética (por exemplo, estabelecer que soluções de tecnologia de reconhecimento facial adquiridas por órgãos públicos possuam um percentual de falso positivo abaixo de determinado limiar).
41. LEGISLAÇÃO, REGULAÇÃO E USO ÉTICOEstabelecer, de maneira multissetorial, espaços para a discussão e definição de princípios éticos a serem observados na pesquisa, no desenvolvimento e no uso da IA.
51. LEGISLAÇÃO, REGULAÇÃO E USO ÉTICOMapear barreiras legais e regulatórias ao desenvolvimento de IA no Brasil e identificar aspectos da legislação brasileira que possam requerer atualização, de modo a promover maior segurança jurídica para o ecossistema digital.
61. LEGISLAÇÃO, REGULAÇÃO E USO ÉTICO Estimular ações de transparência e de divulgação responsável quanto ao uso de sistemas de IA, e promover a observância, por tais sistemas, de direitos humanos, de valores democráticos e da diversidade.
71. LEGISLAÇÃO, REGULAÇÃO E USO ÉTICODesenvolver técnicas para identificar e tratar o risco de viés algorítmico.
81. LEGISLAÇÃO, REGULAÇÃO E USO ÉTICOElaborar política de controle de qualidade de dados para o treinamento de sistemas de IA.
91. LEGISLAÇÃO, REGULAÇÃO E USO ÉTICOCriar parâmetros sobre a intervenção humana em contextos de IA em que o resultado de uma decisão automatizada implica um alto risco de dano para o indivíduo.
101. LEGISLAÇÃO, REGULAÇÃO E USO ÉTICOIncentivar a exploração e o desenvolvimento de mecanismos de revisão apropriados em diferentes contextos de utilização de IA por organizações privadas e por órgãos públicos.
111. LEGISLAÇÃO, REGULAÇÃO E USO ÉTICOCriar e implementar melhores práticas ou códigos de conduta com relação à coleta, implantação e uso de dados, incentivando as organizações a melhorar sua rastreabilidade, resguardando os direitos legais.
121. LEGISLAÇÃO, REGULAÇÃO E USO ÉTICOPromover abordagens inovadoras para a supervisão regulatória (por exemplo, sandboxes e hubs regulatórios).
132. GOVERNANÇA DE IA Estruturar ecossistemas de governança do uso da IA, no setor público e no setor privado.
142. GOVERNANÇA DE IA Incentivar o compartilhamento de dados, observada a LGPD.
152. GOVERNANÇA DE IA Promover o desenvolvimento de padrões voluntários e consensuais para gerenciar os riscos associados aos aplicativos de IA.
162. GOVERNANÇA DE IA Estimular que as organizações criem conselhos de revisão de dados ou comitês de ética em relação à IA.
172. GOVERNANÇA DE IA Criar um observatório de Inteligência Artificial no Brasil, que possa se conectar a outros observatórios internacionais.
182. GOVERNANÇA DE IA Estimular o uso de conjuntos de dados representativos para treinar e testar modelos.
192. GOVERNANÇA DE IA Facilitar o acesso aos dados abertos do governo.
202. GOVERNANÇA DE IA Melhorar a qualidade dos dados disponíveis, de modo a facilitar a detecção e correção de vieses algorítmicos.
212. GOVERNANÇA DE IA Estimular a divulgação de códigos fonte abertos capazes de verificar tendências discriminatórias nos conjuntos de dados e nos modelos de aprendizado de máquina.
222. GOVERNANÇA DE IA Desenvolver diretrizes para a elaboração de Relatórios de Impacto de Proteção de Dados (RIPD).
232. GOVERNANÇA DE IA Compartilhar os benefícios do desenvolvimento da IA na maior extensão possível e promover oportunidades iguais de desenvolvimento para diferentes regiões e indústrias.
242. GOVERNANÇA DE IA Elaborar campanhas educacionais e de conscientização.
252. GOVERNANÇA DE IA Estimular diálogo social com participação multissetorial. 
262. GOVERNANÇA DE IA Alavancar e incentivar práticas de accountability relacionadas à IA nas organizações.
272. GOVERNANÇA DE IA Definir indicadores gerais e específicos por setores (agropecuária, financeiro, saúde, etc.).
283. ASPECTOS INTERNACIONAISAuxiliar a integração do Estado Brasileiro em organismos e fóruns internacionais que promovam o uso ético da IA.
293. ASPECTOS INTERNACIONAISPromover o intercâmbio de especialistas que desenvolvam pesquisas em IA, nos diversos campos científicos, das ciências exatas, humanidades e saúde.
303. ASPECTOS INTERNACIONAISFomentar a exportação de sistemas de IA desenvolvidos por empresas brasileiras, inclusive startups.
313. ASPECTOS INTERNACIONAISDesenvolver plataformas de cooperação para trocas de informação sobre tecnologias de Inteligência Artificial.
324. QUALIFICAÇÕES PARA UM FUTURO DIGITALAvaliar a possibilidade de atualização da BNCC de modo que incorpore de maneira mais clara elementos relacionados ao pensamento computacional e à programação de computadores.
334. QUALIFICAÇÕES PARA UM FUTURO DIGITALDesenvolver programa de literacia digital em todas as áreas de ensino e em todos os níveis de educação.
344. QUALIFICAÇÕES PARA UM FUTURO DIGITALAmpliar oferta de cursos de graduação e pós-graduação ligados à Inteligência Artificial.
354. QUALIFICAÇÕES PARA UM FUTURO DIGITALEstimular o desenvolvimento de habilidades interpessoais e emocionais, como criatividade e pensamento crítico (soft skills).
364. QUALIFICAÇÕES PARA UM FUTURO DIGITALAvaliar formas de incorporação de tecnologias de IA nos ambientes escolares que levem em consideração a condição peculiar de crianças e adolescentes como pessoas em desenvolvimento, assim como seus direitos de proteção de dados pessoais.
374. QUALIFICAÇÕES PARA UM FUTURO DIGITALInstituir programas de formação tecnológica para professores e educadores.
384. QUALIFICAÇÕES PARA UM FUTURO DIGITALIncluir cursos de noções de ciências de dados, noções de álgebra linear, noções de cálculo e noções de probabilidade e estatística à lista de atividades complementares de programas do ensino médio.
394. QUALIFICAÇÕES PARA UM FUTURO DIGITALPromover programas de interação entre o setor privado e as instituições de ensino que permitam o intercâmbio de conhecimentos práticos sobre o desenvolvimento e uso de tecnologias de Inteligência Artificial.
404. QUALIFICAÇÕES PARA UM FUTURO DIGITALCriar mecanismos para ampliar o interesse dos brasileiros por disciplinas do grupo STEM (matemática, ciências, tecnologias e engenharias) na idade escolar, com foco especial para programas de inclusão de gênero e raça nessas áreas.
415. FORÇA DE TRABALHO E CAPACITAÇÃOEstabelecer parcerias com o setor privado e com a academia para definir políticas públicas que incentivem a formação e a capacitação de profissionais, considerando as novas realidades de mercado de trabalho.
425. FORÇA DE TRABALHO E CAPACITAÇÃOEstimular que as empresas e os órgãos públicos implementem programa de treinamento contínuo da sua força de trabalho voltado às novas tecnologias.
435. FORÇA DE TRABALHO E CAPACITAÇÃOCriar campanhas de conscientização sobre a importância de se preparar para o desenvolvimento e uso ético da IA.
445. FORÇA DE TRABALHO E CAPACITAÇÃOEstimular a retenção de talentos especializados em TIC no Brasil.
455. FORÇA DE TRABALHO E CAPACITAÇÃOEstimular a composição diversificada de equipes de desenvolvimento em IA, quanto ao gênero, raça, orientação sexual e outros aspectos socioculturais.
465. FORÇA DE TRABALHO E CAPACITAÇÃOReforçar políticas voltadas à educação continuada e ao lifelong learning, promovendo maior interação entre o setor privado e as instituições de ensino (universidades, institutos de pesquisa e de capacitação profissional e técnica).
476. PESQUISA, DESENVOLVIMENTO, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMODefinir áreas prioritárias para investimentos em IA, de maneira alinhada a outras políticas relacionadas ao ambiente digital.
486. PESQUISA, DESENVOLVIMENTO, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMOAmpliar as possibilidades de pesquisa, desenvolvimento, inovação e aplicação de IA, por meio da viabilização do aporte de recursos específicos para esse tema e da coordenação entre iniciativas já existentes.
496. PESQUISA, DESENVOLVIMENTO, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMOEstabelecer conexões e parcerias entre setor público, setor privado e instituições científicas e universidades em prol do avanço no desenvolvimento e utilização da IA no Brasil.
506. PESQUISA, DESENVOLVIMENTO, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMOPromover um ambiente de políticas públicas que apoie uma transição ágil da fase de P&D para a fase de desenvolvimento e operação de sistemas de IA.
516. PESQUISA, DESENVOLVIMENTO, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMOPromover um ambiente para pesquisa e desenvolvimento em IA que seja livre de viés.
526. PESQUISA, DESENVOLVIMENTO, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMOAperfeiçoar a interoperabilidade e o uso de padrões comuns.
536. PESQUISA, DESENVOLVIMENTO, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMOPromover mecanismos de incentivo que estimulem o desenvolvimento de sistemas de IA que adotem princípios e valores éticos.
547. APLICAÇÃO NOS SETORES PRODUTIVOSDefinir ou identificar uma estrutura de governança pública-privada para promover o avanço das indústrias inteligentes de TI, aos moldes da Câmara Brasileira de Indústria 4.0.
557. APLICAÇÃO NOS SETORES PRODUTIVOSFomentar o surgimento de novas Startups brasileiras na área por meio de novas parcerias público privadas.
567. APLICAÇÃO NOS SETORES PRODUTIVOSCriar redes de colaboração entre startups de base tecnológica e pequenas e médias empresas (PMEs).
577. APLICAÇÃO NOS SETORES PRODUTIVOSIncorporar em iniciativas como o Programa Brasil Mais mecanismos de incentivo ao uso de IA por pequenas e médias empresas, de modo a aprimorar processos de gestão e promover sua transformação digital.
588. APLICAÇÃO NO PODER PÚBLICOEm linha com o estabelecido na Estratégia de Governo Digital, implementar recursos de Inteligência Artificial em, no mínimo, 12 serviços públicos federais até 2022.
598. APLICAÇÃO NO PODER PÚBLICOIncorporar a IA e a análise de dados nos processos de formulação de políticas públicas.
608. APLICAÇÃO NO PODER PÚBLICOImplantar espaços de experimentação de dados com IA e desenvolver parcerias de PD&I voltadas para IA com instituições de ensino superior, setor privado e terceiro setor.
618. APLICAÇÃO NO PODER PÚBLICOAtualizar e reavaliar processos e práticas de trabalho, em preparação para possíveis mudanças nos ambientes em que sistemas de IA forem introduzidos.
628. APLICAÇÃO NO PODER PÚBLICOConsiderar, em licitações e contratos administrativos voltados à aquisição de produtos e serviços de Inteligência Artificial, critérios voltados não apenas à eficiência técnica, mas também relativos à incorporação de princípios éticos relacionados à transparência, à equidade e à não-discriminação.
638. APLICAÇÃO NO PODER PÚBLICOEstabelecer mecanismos para célere apuração de denúncias e reclamações sobre violações de direitos em decisões realizadas por sistemas de IA.
648. APLICAÇÃO NO PODER PÚBLICOPromover o intercâmbio de dados abertos entre entidades da Administração Pública e entre estas e o setor privado, sempre com respeito ao direito à proteção de dados pessoais e ao segredo comercial.
658. APLICAÇÃO NO PODER PÚBLICORealizar análise de impacto nos casos de uso da IA que afetem diretamente o cidadão ou o servidor público.
668. APLICAÇÃO NO PODER PÚBLICOEstabelecer valores éticos para uso da IA na Administração Pública Federal.
678. APLICAÇÃO NO PODER PÚBLICOEstimular que os órgãos públicos promovam a conscientização do uso da IA em seu corpo técnico.
689. SEGURANÇA PÚBLICAEstabelecer mecanismos supervisores para monitorar o uso da IA para atividades de segurança pública.
699. SEGURANÇA PÚBLICAEstimular que os órgãos que venham a fazer uso da IA para monitoramento apresentem relatório de impacto de proteção de dados previamente à implementação.
709. SEGURANÇA PÚBLICADisponibilizar mecanismos eficazes para que os indivíduos monitorados possam reagir à operação de vigilância.
719. SEGURANÇA PÚBLICAApresentar relatórios com estatísticas e resultados do serviço implementado.
729. SEGURANÇA PÚBLICAElaborar lei sobre proteção de dados aplicadas à segurança pública.
739. SEGURANÇA PÚBLICAImplementar um sandbox regulatório da privacidade e proteção de dados para sistemas de IA voltados para a segurança pública.


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    • Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social - SEDES
    • Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC
    • Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital - SETAD
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      • AEB - Agência Espacial Brasileira
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      • CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
      • CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
      • CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
      • CETEM - Centro de Tecnologia Mineral
      • CETENE - Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
      • CTI - Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
      • IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
      • INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
      • INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
      • INSA - Instituto Nacional do Semiárido
      • INT - Instituto Nacional de Tecnologia
      • LNA - Laboratório Nacional de Astrofísica
      • LNCC - Laboratório Nacional de Computação Científica
      • MAST - Museu de Astronomia e Ciências Afins
      • Museu Paraense Emílio Goeldi
      • ON - Observatório Nacional
      • INMA - Instituto Nacional de Mata Atlântica
      • Finep - Financiadora de Estudos e Projetos
      • Ceitec S.A.
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      • CNPEM - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
      • IMPA - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
      • Embrapii - Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial
      • IDSM - Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
      • RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
      • INPP - Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal
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    • Comunicados MCTI
      • CTI Renato Archer (CTI): Homologação de Inscrições. Comitê de Busca.
      • MCTI abre processo de escolha de novo(a) diretor(a) para o CTI Renato Archer
      • Disponibilizado Formulário Eletrônico Formict ano-base 2022 para preenchimento pelas ICTs
      • Retificação do Formulário Eletrônico Formict ano-base 2022
      • Formict ano-base 2020 – Regularização – prorrogado para 31 de janeiro de 2023 o prazo para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formict ano-base 2020 – Regularização – prorrogado para 16 de janeiro de 2023 o prazo para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formict ano-base 2020 – Regularização Aberto até 15 de dezembro de 2022 para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formict ano-base 2019 – Regularização – prorrogado para 24 de junho de 2022 o prazo para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formict ano-base 2019 – Regularização - aberto até 15 de junho de 2022 para regularização pelas ICT não respondentes
      • Formulário de informações sobre atividades de P,D&I da Lei do Bem – Ano-Base 2021
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT
      • Aberto processo de escolha para o cargo de Diretor-Presidente da EMBRAPII
      • MCTI PRORROGA PRAZO PARA INSCRIÇÃO PARA ESCOLHA DO (A) NOVO (A) Diretor (A) DO IBICT
      • Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) comunica a abertura do processo de escolha do novo Diretor ou Diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Instituto Nacional da Mata Atlântica - INMA
      • ICTs, Formulário Eletrônico Formict ano-base 2021 disponível para preenchimento até 31/03/2022
      • Últimos dias da consulta pública para atualização da Estratégia Brasileira para Transformação Digital (E-Digital).
      • Aberto processo de escolha para o cargo de Diretor-Presidente do CGEE
      • Abertura de processo de escolha de novo (a) Diretor (a) para o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA)
      • 2563 Empresas finalizaram o preenchimento do FORMP&D 2020
      • Formict ano-base 2020 aberto até 31 de outubro de 2021 para regularização pelas ICT não respondentes
      • Prazo de entrega do FORMP&D Ano-Base 2020
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST
      • Inscrições Homologadas - Seleção de Diretor para o Observatório Nacional - ON
      • Formict ano-base 2019 aberto até 20 de setembro de 2021 para regularização pelas ICT não respondentes
      • CHAMADA CNPq/MCTI/SEMPI Nº 14/2021
      • Informações Relevantes sobre Formulários Eletrônicos Formict anos-base 2020 e 2019
      • COMUNICADO FNDCT MINISTRO MARCOS PONTES
      • Prorrogado o prazo de entrega do FORMP&D 2020
      • EDITAL Nº 18/2021/MCTI - PROCESSO DE ESCOLHA NOVO DIRETOR OBSERVATÓRIO NACIONAL/MCTI
      • EDITAL Nº 17/2021/MCTI - PROCESSO DE ESCOLHA NOVO DIRETOR MAST/MCTI
      • Formulário Eletrônico Formict ano-base 2020 aberto para preenchimento até 31 de agosto de 2021
      • Chamamento Público para Organização Social de Semicondutores
      • EDITAL CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 11, DE 15 DE JUNHO DE 2021
      • A relação prevista no § 3º do art. 17 do Decreto nº 9.283 foi atualizada e está disponível na página do Formict
      • Formulário de informações sobre atividades de pesquisa da Lei do Bem - Ano Base 2020
      • Relação prevista no § 3º do art. 17 do Decreto nº 9.283 disponível na página do Formict
      • Prazo para envio do Novo Formulário Eletrônico Formict Ano-Base 2019 encerrado em 31 de março de 2021
      • Nova oportunidade para finalização do preenchimento do Formict AB 2019 – prazo final: 31 de março de 2021
      • Atos Normativos
      • Novo Formulário Eletrônico sobre a Política de Propriedade Intelectual das ICT do Brasil – Formict
      • Formulário de informações sobre atividades de pesquisa da Lei do Bem
      • Requerimento de Apoio Institucional a Fundos Patrimoniais e Endowments a CT&I
      • Dados Abertos sobre a Política de Propriedade Intelectual das ICT do Brasil
      • Nova Portaria de atualização dos procedimentos da Lei do Bem
      • Formulário de Cadastro de Pesquisas e Desenvolvedores de Projetos
      • Política de propriedade intelectual das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT)
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