Programas e Iniciativas da Câmara das Cidades
A Carta Brasileira para Cidades Inteligentes é uma iniciativa da Coordenação-Geral de Apoio à Gestão Regional e Urbana da SMDRU/MDR onde estão expressos o conceito de “cidades inteligentes” para o Brasil e uma agenda para a transformação digital das cidades brasileiras na perspectiva do desenvolvimento urbano sustentável.
Clique aqui para acessar o documento da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes bem como a sua versão resumida em português, espanhol e inglês.
Plataforma de Diagnóstico de Maturidade para Cidades Inteligentes e Sustentáveis.
O objetivo do plataforma inteli.gente é realizar um diagnóstico de maturidade para Cidades Inteligentes e Sustentáveis e propor diretrizes e eixos de atuação para elaboração da Política Nacional e da Política Municipal para Cidades Inteligentes Sustentáveis.
A plataforma visa contribuir com os gestores públicos federais, estaduais e municipais, auxiliando-os a identificar as condições atuais das cidades, as competências e necessidades para avançar em direção a se tornarem cidades inteligentes sustentáveis, a médio e longo prazos. Além disso, o diagnóstico realizado possibilitará que outros interessados (setor privado, indústria, instituições púbicas e privadas, academia e cidadãos) conheçam melhor a realidade das cidades, para encontrar formas de colaborar com a transformação digital e o desenvolvimento urbano sustentável local.
Os principais desafios do nosso tempo estão nas cidades.
A plataforma ReDUS nasce com o propósito de apoiar pessoas e organizações a atuarem em rede para construir um futuro mais sustentável para nossas cidades.
A Cartilha de Emendas Parlamentares 2023 do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações é fruto de um trabalho conjunto e participativo. O documento reflete o universo do MCTI e de suas vinculadas, unidades de pesquisa e organizações sociais que desenvolvem projetos, pesquisas, políticas públicas e disseminam o conhecimento científico em todo o país e no exterior.
Ambientes de inovação, abrangendo parques tecnológicos, incubadoras, distritos de inovação, laboratórios abertos, espaços de coworking são importantes ambientes de inovação que exploram, dentro do conceito de tripla hélice, sinergias entre institutos de pesquisa, governo e iniciativa privada.
Clique aqui para acessar o relatório final dos Parques Tecnológicos do Brasil.
Conheça o InovaData-BR, uma plataforma de inteligência competitiva para integração, acompanhamento e desenvolvimento dos Parques Tecnológicos do Brasil e de suas empresas e organizações residentes. A Plataforma é um sistema de tecnologia de comunicação e informação para a coleta e o tratamento de dados, quantitativos e qualitativos, para a sistematização do processo de monitoramento e desenvolvimento dos parques tecnológicos do Brasil, bem como de suas empresas residentes.
O Guia Sandbox para Cidades Inteligentes oferece aos gestores públicos um passo a passo para a adoção de tecnologias, realização de testes e validação de soluções inovadoras em cidades inteligentes. Com informações como as etapas a serem percorridas pelos municípios e os instrumentos legais necessários a esta jornada, o guia se constitui como um caminho seguro ao desenvolvimento de um ambiente de inovação e modernização das cidades.
O Observatório de Inovações para Cidades Sustentáveis e atua para acelerar a inovação nas cidades brasileiras e apoiar a tomada de decisão com base em evidências.
O CITinova um projeto multilateral realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para a promoção de sustentabilidade nas cidades brasileiras por meio de tecnologias inovadoras e planejamento urbano integrado. Com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), este projeto é implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e executado em parceria com Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e Porto Digital, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e Secretaria do Meio Ambiente (SEMA/GDF).