Emissões por Unidade Federativa
Desagregação dos resultados de emissões por Unidade Federativa
Com base nos resultados do Inventário mais recente apresentado na Quarta Comunicação Nacional do Brasil a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima foi realizado o exercício de desagregação das emissões e remoções por Unidade Federativa.
A desagregação de dados do Inventário Nacional por UF elaborada pelo MCTI atende demanda dos entes subnacionais, indicado no âmbito do Núcleo de Articulação Federativa sobre mudança do clima do antigo grupo executivo do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM).
O inventário de emissões e remoções de GEE permite conhecer o perfil de cada região, ou seja, identificar quais as categorias (ou atividades econômicas) mais emissoras. A partir dessa ferramenta, é possível avaliar, monitorar, planejar e implementar novas políticas públicas para mitigação de emissões.
Durante todo o mês de setembro de 2021 foram realizadas reuniões técnicas nas cinco regiões brasileiras para compartilhamento prévio de resultados e análises. Para mais detalhes acesse Notícias.
Acesse a seguir a publicação consolidada com as premissas, resultados e análises das emissões e remoções desagregadas por Unidade Federativa:
Os resultados desagregados setorialmente por UF para a série de 1990 a 2016 podem ser encontrados no Painel de Emissões por Unidade Federativa.
O painel de dados para o setor Uso da Terra, Mudança do Uso da Terra e Florestas (LULUCF) pode ser encontrado aqui.
Conheça também os Relatórios de Referência Setorial, documentos técnicos que detalham as informações contidas nos Inventários Nacionais do Brasil.
Para mais detalhe sobre o tema, acesse também Perguntas Frequentes.