Simulador Nacional de Políticas Setoriais e Emissões (SINAPSE)
O Simulador Nacional de Políticas Setoriais e Emissões SINAPSE MCTI é a ferramenta oficial do governo brasileiro para projeção de cenários de implementação de políticas públicas setoriais e potencial de redução de emissões de GEE, visando o alcance das metas contidas na Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) submetida pelo País ao Acordo de Paris.
Diferentes órgãos governamentais, principalmente, poderão efetuar simulações da implementação de políticas públicas para cumprir com as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa, ou seja, mensurar impactos/efeitos das políticas de redução de emissões.
A ferramenta permite simular cenários futuros com 48 políticas para seis diferentes setores, abrangendo desde desmatamento, transporte rodoviário, até número de vidas preservadas (mortes evitadas) pela redução nas emissões, entre outros. O usuário poderá efetuar download dos cenários gerados, com todos os parâmetros selecionados, o que inclui taxas de progressão de implementação das políticas para os anos futuros (metas intermediárias de cumprimento das políticas). Entenda-se cenários futuros como gráficos em que é possível identificar trajetórias a partir do cenário referência (business as usual) e comparar com as metas traçadas pela NDC (2025/2030 para neutralidade de carbono).
Para acessar a ferramenta e todas as suas funcionalidades, clique na imagem a seguir.
A ferramenta é inédita para o Brasil e resulta de uma parceria entre WRI Brasil, Energy Innovation e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).