Popularização da ciência é o ato de difundir e divulgar a ciência para toda sociedade, em meio a tantos desafios sociais, ambientais, econômicos e tecnológicos, entre outros. Faz-se necessário cada vez mais fomentar a ciência, a tecnologia e a inovação que contribuam para o bem estar social, fortalecendo as ciências interdisciplinares e transdisciplinares que possam contribuir para atingir os objetivos socialmente definidos.
A Secretaria de Popularização da Ciência vem realizando diversas ações de difusão da ciência em todo o território nacional, abaixo seguem algumas de nossas ações:
Destaque
Popularização da Ciência MCTI
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é uma ação coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que por sua vez está na sua 19º edição e tem por objetivo aproximar a Ciência e a Tecnologia da população, por meio de eventos. A finalidade da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades C&T.
O seminário Internacional de Astronomia de Astronáutica (SIASTRO), promove por meio digital e presencial mais de 40 palestras e atividades de mestres e Doutores renomados no mundo da ciência apresentado por meio de projetos e programas educativos.
O Caça Asteroides MCTI é um programa em parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner), com objetivo de popularizar a ciência entre cidadãos voluntários. Este programa é de abrangência nacional e internacional. Conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT).
Olimpíadas científicas são espaços de competições científicas, individuais ou em equipe, adaptáveis a quaisquer áreas do conhecimento e que estimulam a resolução de problemas teóricos e práticos, realização de experimentos e promoção de debates relevantes à sociedade. Têm como principal objetivo promover a melhoria da qualidade da educação básica, servindo como instrumento para o alcance do letramento científico. As olimpíadas científicas são consideradas momentos privilegiados para a popularização, divulgação e educação científica, devido entre outros à descoberta e ao incentivo de novos talentos nas diversas áreas das ciências, principalmente para estudantes da rede pública de ensino no Brasil. Assim, as olimpíadas científicas incentivam ações voltadas ao trabalho criativo e dedicado, objetivando a obtenção de destaque em certames nacionais e internacionais, com a possibilidade, inclusive, de receber incentivos financeiros futuros, tais como bolsas de estudos.
Feiras de Ciências e Mostras Científicas é uma das mais importantes ferramentas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI, voltadas à divulgação e à popularização da ciência no País. Essas iniciativas têm em comum esforços para que os conhecimentos científicos e tecnológicos permaneçam acessíveis à sociedade, bem como contribuam para a ampliação da percepção social do papel da ciência, da tecnologia e das inovações no dia a dia de cidadãs e cidadãos brasileiros As Feiras de Ciências e Mostras Científicas poderão ocorrer em todas as unidades da Federação, de modo a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico-tecnológico e de inovação do País. As iniciativas contempladas poderão ser realizadas de forma on-line e/ou presencial, com acesso gratuito e aberto à comunidade.
Os Centros e Museus de Ciência e Tecnologia são espaços de educação formal e não formal, reconhecidos por sua missão de preservação e fortalecimento do conhecimento científico e cultural, compostos por artefatos e exposições, periódicas e permanentes, em que ocorrem práticas interativas São exemplos desses espaços: planetários, observatórios, herbários, aquários, jardins e parques botânicos, zoológicos, coleções científicas, núcleos de estudos de ciências e unidades móveis de ciência. Os museus e centros de CT&I podem contribuir para o desenvolvimento comunitário e individual, e estimular as capacidades crítica e cognitiva do cidadão. Além disso, os museus e centros de CT&I podem despertar competências e habilidades, e atrair os mais jovens para as carreiras científicas e tecnológicas. Para educadores e pesquisadores, esses equipamentos permitem a experimentação de novas possibilidades pedagógicas e proporcionam um ambiente multidisciplinar, com diferentes possibilidades de enfoques, diálogos e trocas. Por todas essas características, os museus e centros de CT&I são equipamentos essenciais à difusão e à popularização dos conhecimentos científicos.
Associação Brasileira dos Planetários: http://planetarios.org.br/
Associação Brasileira de Museus e Centros de Ciência - ABCMC: http://www.abcmc.org.br/
Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM : http://www.museus.gov.br/
Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST : http://www.mast.br/
Museu Paraense Emílio Goeldi : http://www.museu-goeldi.br/
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia INPA : http://portal.inpa.gov.br
LCO Imagens do Céu Profundo
O objetivo do programa é estimular os educadores a motivar seus alunos no estudo da Astronomia, examinando e discutindo imagens do céu profundo, planetas e objetos menores, como cometas e asteroides. Ao fim dos programa, esses novos cientistas cidadãos serão capazes de entender como trabalha um astrônomo profissional. Em sua Primeira edição foram registrados mais de 490 participantes inscritos e Apesar do número expressivo de formulários, na prática o Imagens do Céu Profundo-MCTI vai atender um número bem maior do que o de inscritos, de acordo com a Coordenadora Geral de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação, Silvana Copceski Stoinski. “Cada formulário enviado para o projeto significa um professor que pode incluir turmas inteiras dentro da iniciativa. Ao todo, o Projeto Imagens do Céu Profundo-MCTI poderá alcançar mais de 4 mil estudantes no país”.