A gestão estratégica da ciência sobre o oceano e a Antártica é realizada por meio dos Programas Ciência no Mar e Ciência Antártica.
Programa Ciência no Mar
Ciência no Mar é um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) de gestão da ciência brasileira em águas oceânicas com duração prevista até 2030. Atualmente, reúne seis linhas temáticas: gestão de riscos e desastres; mar profundo; zona costeira e plataforma continental; circulação oceânica, interação oceano-atmosfera e variabilidade climática; tecnologia e infraestrutura para pesquisas oceanográficas e biodiversidade marinha.
O Programa é instituído pela Portaria MCTI nº 4.719 de 5 de maio de 2021 e possui um Comitê de Assessoramento, composto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP); convidados cientistas e representantes de outros órgãos ou entidades da sociedade e do governo.
O Programa contempla ações de fomento à pesquisa sobre o mar por meio de Chamadas Públicas; contínua interação com Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), Projetos Ecológicos de Longa Duração (PELD) e demais especialistas no tema; a qualificação de uma Organização Social (OS) para apoio e coordenação das Ciências do Mar no Brasil; manutenção da infraestrutura de pesquisa laboratorial e embarcada e iniciativas de divulgação científica.
Dentre os benefícios esperados pelo Programa, têm-se: (a) aumento da resiliência do Oceano Atlântico; (b) maior conhecimento e usufruto sobre os serviços ecossistêmicos que o oceano provê; (c) aumento da produção científica em todos os campos das Ciências do Mar e afins; (d) melhor capacidade de resposta e gestão de desastres no Oceano Atlântico para o setor público e a sociedade; (e) maior destaque para a ciência nacional sobre o Oceano Atlântico; (f) retroalimentação das evidências científicas para melhoria de políticas públicas; (g) otimização da infraestrutura e gestão da pesquisa; (h) sociedade ativamente participante na produção do conhecimento sobre o mar, por meio da ciência cidadã, e consciente da importância do oceano em todos os aspectos da vida no Planeta; (i) inserção do Brasil no desenvolvimento preconizado pelos princípios da Economia Azul.
Os projetos e iniciativas estão divulgados no site do programa: https://ciencianomar.mctic.gov.br/
O MCTI é membro do Comitê Científico de Pesquisa Oceânica (SCOR), um órgão interdisciplinar do International Science Council (ISC). Também é Parte, como representante do Brasil, da Declaração da Aliança de Pesquisa e Inovação de todo o Oceano Atlântico.
O MCTI é o ponto focal nacional para a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e coordena o Comitê de Assessoramento para a Década do Oceano, instituído pela Portaria nº 4.534 de março de 2021. As ações para implementação da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável e do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionado ao mar estão previstas no Plano de Implementação Nacional da Década do Oceano no Brasil. O site oficial da Década do Oceano no Brasil contém mais informações: https://decada.ciencianomar.mctic.gov.br/
Acesse os canais da Década do Oceano e do Programa Ciência no Mar e assista aos eventos e conteúdos disponíveis:
CANAL NO YOUTUBE:
https://www.youtube.com/channel/UCaiWZ4i1MwY2Oq6buLP1vIA
PLAYLIST YOUTUBE MCTI:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLolboZKuWa3WQlyTtV5xBVVx7NBj_yPP5
DÉCADA DA CIÊNCIA OCEÂNICA:
https://www.youtube.com/c/D%C3%A9cadadaCi%C3%AAnciaOce%C3%A2nicaBrasil
Programa Ciência Antártica
O Programa Ciência Antártica do MCTI (PC Antártica) foi formulado a partir do Plano Decenal da Ciência Antártica 2013-2022 e tem por objetivo desenvolver pesquisa de excelência sobre a região Antártica e suas conexões com o Oceano Atlântico e a América do Sul, assegurando a permanência do Brasil como membro consultivo do Tratado da Antártica.
Reúne seis temas:
Mudança do Clima
Criosfera
Geodinâmica
Biocomplexidade
Dinâmica Atmosférica
Temas Emergentes
O PC Antártica visa produzir e gerir o conhecimento; apoiar a interface entre políticas públicas e o conhecimento científico; promover a divulgação da ciência; e estabelecer parcerias nacionais e internacionais para o desenvolvimento da ciência. O Programa é assessorado pelo Comitê Nacional de Pesquisas Antárticas – CONAPA, órgão composto por cientistas e representantes governamentais, instituído pelo Decreto n. 10.603 de janeiro de 2021.
O Programa contempla ações de fomento à pesquisa sobre a Antártica por meio de Chamadas Públicas; contínua interação com Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), manutenção da infraestrutura de pesquisa laboratorial e embarcada e iniciativas de divulgação científica.
O MCTI atua na gestão científica do PROANTAR (https://www.marinha.mil.br/secirm/proantar), coordenado pela Marinha do Brasil, no âmbito da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar – CIRM, e é membro do Scientific Committee on Antarctic Research- SCAR.
Conheça o Programa Ciência Antártica no site: http://cienciaantartica.mcti.gov.br/
Os eventos e vídeos sobre a pesquisa Antártica no canal Youtube do Programa: https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaAnt%C3%A1rtica
DOCUMENTOS RELACIONADOS
Clique nos links abaixo para abrir os documentos.