Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
BIOTECNOLOGIA
Imagem: Freepik
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) informa que estão abertas as inscrições para o Programa de Bolsas Arturo Falaschi, que oferece oportunidades de Doutorado e Pós-Doutorado, além de outras modalidades de fomento à pesquisa promovidas pelo Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia (ICGEB). As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março.
Além das bolsas de estudo, o edital do ICGEB contempla o Programa de Financiamento de Projetos de Pesquisa Colaborativa para o ano de 2025 e o Programa de Apoio e Financiamento de Cursos e Encontros para o ano de 2026.
As Bolsas de Pós-Doutorado em Ciências da Vida incluem remuneração, cobertura de despesas com viagem, seguro de saúde e outros benefícios adicionais. Já o Programa de Financiamento de Projetos de Pesquisa Colaborativa destina-se a estudos que abordam desafios científicos originais de relevância nacional e regional, contemplando áreas como Ciências da Vida, Saúde Humana, Biotecnologia Industrial e Agrícola e Bioenergia. Os candidatos devem ocupar cargos em universidades ou institutos de pesquisa em qualquer um dos Estados-Membros do ICGEB.
O MCTI é o ponto focal do Brasil no ICGEB e desempenha um papel essencial na intermediação de cooperações e no fortalecimento da ciência nacional por meio dos programas oferecidos pela instituição internacional.
Sobre o ICGEB
O Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia (ICGEB) é uma organização intergovernamental, inicialmente estabelecida como um projeto especial da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), com sede em Trieste, Itália. Desde 1994, atua de forma autônoma e mantém mais de 45 laboratórios de ponta em suas três sedes principais: Trieste (Itália), Nova Deli (Índia) e Cidade do Cabo (África do Sul).
O ICGEB conta com 68 países-membros e opera como uma rede global, promovendo pesquisa de ponta, capacitação de recursos humanos e intercâmbio de conhecimento nas áreas de biotecnologia e biologia molecular. Suas atividades incluem o desenvolvimento de soluções em biomedicina, agricultura, biopesticidas, biocombustíveis e proteção ambiental.
A atuação do MCTI no ICGEB
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) representa oficialmente o Brasil no ICGEB e ocupa assento no Conselho de Governadores e no Conselho de Assessores Científicos. Além disso, um Liaison Officer local do ICGEB atua diretamente no MCTI, por meio da Coordenação-Geral de Ciências da Saúde, Biotecnológicas e Agrárias da Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos (SEPPE), fortalecendo o vínculo entre o Brasil e o Centro.
Nas últimas décadas, o Brasil tem se beneficiado dos programas do ICGEB, recebendo investimentos para formação de recursos humanos, treinamento especializado e financiamento de pesquisa, contribuindo para o avanço da ciência, tecnologia e inovação no país.
Para mais informações sobre as inscrições e os programas oferecidos, acesse o site do ICGEB ou entre em contato com o MCTI.