Notícias
Ministra discute ações de ciência e tecnologia para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste
Foto: Rodrigo Cabral (ASCOM/MCTI)
Nesta terça-feira (17), a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, recebeu as pró-reitoras e pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Eles compõem o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP).
A ministra ouviu as demandas do setor, que alertou para a necessidade de ajustes nos editais lançados pela pasta para diminuir as assimetrias entre as demais regiões do país e discutir estratégicas para o desenvolvimento e consolidação da ciência e tecnologia dessas regiões.
A ministra Luciana Santos reforçou a força política que a área de ciência, tecnologia e inovação, conseguiu ano passado com a recomposição total do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), que desde então tem sido usado integralmente.
“A força política da ciência e tecnologia se revelou nisso”, afirmou a ministra. “Muitos dos projetos estavam represados e agora nós precisamos fazer um ajuste fino”, complementou.
Luciana Santos lembrou do edital lançado recentemente de Parques Tecnológicos, pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), focado nessas regiões.
“Vocês vieram exatamente num momento que estamos fazendo uma avaliação para acertarmos mais. Esse diálogo é essencial”, finalizou a ministra.
Assimetrias regionais
A pró-reitora Iraildes Pereira Assunção, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), representando a região Nordeste, falou sobre o papel do Fórum na articulação de estratégias para a pesquisa na região. “Gostaria que esse ministério tenha um olhar especial para a região, que é marcada pela assimetria, extrema pobreza, IDH baixo e uma região extensa. Precisamos reduzir essas assimetrias que são históricas”, pontuou.