Notícias
INTERNACIONAL
Brasil assina acordo de adesão à Rede Eureka
Em evento na Embaixada do Canada na Alemanha, na segunda-feira (2), o Brasil se tornou o 48º país a fazer parte da Rede Eureka. A instituição é a maior rede de cooperação internacional em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e promove a colaboração entre startups, empresas, institutos de pesquisa e universidades.
O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Daniel Almeida, assinou o acordo de associação que selou a parceria. O Brasil foi aceito como membro da Eureka em abril. A candidatura do país foi uma solicitação formal da ministra Luciana Santos em 2023 à cúpula da rede, e as negociações para a entrada foram conduzidas pela Finep.
“É uma plataforma que facilita a interação entre países na cooperação para PD&I, e hoje quase 50 países participam da rede. A Eureka tem 40 anos e muitos casos de sucesso no desenvolvimento de tecnologias disruptivas no mundo”, afirmou o secretário.
O principal objetivo do acordo é encorajar o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento e inovação visando fortalecer a competitividade e contribuir para o crescimento das economias dos membros da Eureka e do Brasil. A adesão permite que organizações brasileiras tenham acesso a ações de fomento em colaboração com as outras nações que fazem parte da rede, assim como se beneficiem de iniciativas da rede.
Segundo Almeida, as parcerias vão ajudar o país a cumprir as metas da Nova Indústria Brasil, do governo federal.
“A entrada do Brasil é uma grande oportunidade para o país fazer valer as missões da Nova Indústria Brasil. O Brasil participando dessa rede tem uma possibilidade maior de fazer parcerias internacionais relevantes para impulsionar o desenvolvimento tecnológico que a gente precisa para executar as missões da NIB. Esse passo é bastante importante para a gente avançar nesse desenvolvimento”, pontuou.
A associação do Brasil tem duração de 4 anos. O acordo precisa também de aprovação do Congresso Nacional para entrar em vigor.