Notícias
50 anos da Aciesp
MCTI é homenageado pela contribuição ao desenvolvimento da ciência e inovação
Foto: ACIESP/Divulgação
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) foi homenageado por sua contribuição fundamental ao progresso científico, tecnológico e de inovação do Brasil. A honraria foi concedida pela Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), na terça-feira (8), durante celebração pelos 50 anos da instituição.
O assessor especial da ministra Luciana Santos, Euzébio Jorge Silveira de Sousa, representou o MCTI no evento, que aconteceu na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
“A homenagem feita é um reconhecimento de que o nosso ministério tem cumprido sua missão de fomentar a ciência e tecnologia no Brasil e de garantir que essa ciência e essa tecnologia estejam associadas ao desenvolvimento do país”, afirma Sousa.
Além da pasta, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), unidades vinculadas ao MCTI, também foram homenageados no cinquentenário da ACIESP.
O presidente da ACIESP, Adriano Andricopulo, destacou o trabalho da Academia em diversificar suas atividades e integrar as novas gerações de cientistas. "Estamos focados em atrair jovens talentos, que serão o futuro da ciência no Brasil”, afirmou. A Academia tem investido em programas voltados para jovens pesquisadores, além de ampliar sua presença nas redes sociais para alcançar um público mais jovem e engajado.
Também estiveram presentes na cerimônia os presidentes do CNPq, Ricardo Galvão, e da Finep, Celso Pansera, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Denise Pires de Carvalho, a presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader, e o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro.