Notícias
Projeto CITinova reúne Comitê Gestor para fortalecimento da agenda de cidades sustentáveis
Divulgação CITinova
O CITinova realizou, no último dia 14 de agosto, a segunda reunião do seu Comitê Gestor Nacional, reunindo representantes municipais e estaduais das três regiões metropolitanas participantes da segunda fase do projeto - Belém (PA), Florianópolis (SC) e Teresina (PI). O objetivo do encontro foi definir estratégias para a implementação dos planos e atividades de sustentabilidade urbana, integrando diversos atores para abordar temas cruciais como a mitigação das mudanças climáticas e a aplicação das ações do projeto.
Durante o encontro os 27 participantes discutiram o andamento dos projetos, analisaram o cronograma e identificaram potenciais riscos. A troca de informações e a colaboração entre os gestores foram fundamentais para alinhar as atividades e garantir a eficácia das iniciativas em cada região. O encontro também reforçou a importância da integração entre os gestores municipais e estaduais, com a participação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Ministério das Cidades (MCDI), do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO).
O projeto CITinova está focado na agenda de planejamento urbano sustentável, unindo ciência, tecnologia e inovação para desenvolver ferramentas que auxiliem as cidades brasileiras a enfrentarem desafios como a mitigação das emissões de gases de efeito estufa, a conservação da biodiversidade e a equidade de gênero.
Com um financiamento de US$ 12,5 milhões do Global Environment Facility (GEF), o CITinova II tem como meta desenvolver soluções inovadoras e planos de desenvolvimento urbano nas áreas de água, resíduos, energia, biodiversidade, mudanças climáticas e mobilidade. Além disso, cinco projetos-pilotos serão implementados, servindo como exemplos a serem adotados por outras cidades ao redor do mundo.
Liderado pelo MCTI, o CITinova é um projeto internacional e apartidário e conta com a parceria do Programa Cidades Verdes e da Rede InovaGov, visando implementar ações concretas para apoiar à transição das cidades para a sustentabilidade.
Acompanhe as atividades do CITinova
Instagram, Facebook e LinkedIn @projetocitinova
www.citinova.mcti.gov.br