Notícias
No Chile, ministra Luciana Santos assina memorando de cooperação
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda (5) e terça-feira (6), em missão oficial ao Chile. Entre os compromissos da missão, o presidente Lula e o presidente chileno Gabriel Boric presenciaram as assinaturas de atos bilaterais, entre eles, dois memorandos de entendimento assinados pela ministra Luciana Santos e pela ministra de Ciência, Tecnologia, Conhecimento e Inovação do Chile, Aisén Etcheverry Escudero: um sobre ciência, tecnologia, conhecimento e inovação e outro sobre cooperação espacial para fins pacíficos.
Após a cerimônia de assinatura, as ministras se reuniram para um encontro bilateral de alinhamento entre os países para a implementação dos instrumentos firmados. Sobre o memorando de ciência, tecnologia, conhecimento e inovação, a ministra Luciana Santos pontuou o potencial avanço no relacionamento entre os dois países em CT&I: “Temos uma grande avenida de trabalho que podemos explorar e desenvolver tecnologias conjuntamente”, disse.
Luciana Santos completou afirmando a importância desse alinhamento entre Brasil e Chile. “Vejo enorme potencial para nossa cooperação na área de transformação digital, notadamente em inteligência artificial e semicondutores”. Na semana passada, o MCTI lançou o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, durante a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: “O plano brasileiro e o chileno têm muitas sinergias e estão assentados sobre a mesma base: a inteligência artificial para o benefício das pessoas, da inteligência humana”, complementou a ministra.
Sobre a cooperação espacial, a ministra Luciana Santos ressaltou a expertise brasileira no planejamento, desenvolvimento, construção, integração e testes de satélites, além do monitoramento e coleta de dados satelitais, efetuados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade de pesquisa do MCTI. Além disso, o Brasil pode contribuir na formação e capacitação de recursos humanos, já que diversas unidades de pesquisa do MCTI oferecem cursos de pós-graduação strictu sensu.