Notícias
IPCC abre prazo para indicações de autores para relatório especial sobre mudança do clima e cidades
Divulgação Freepik
Os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e das Relações Exteriores (MRE) informam que, na última sexta-feira (9), o Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) abriu o prazo para indicação de autores interessados em colaborar com a elaboração do Relatório Especial sobre Mudança do Clima e Cidades. O prazo de submissão para o IPCC vai até 20 de setembro.
O coordenador de Mudanças Ambientais Globais do MCTI, Antônio Marcos Mendonça, destaca que a elaboração do relatório é muito pertinente, pois as cidades têm um papel importante no enfrentamento à mudança do clima e na prevenção dos impactos decorrentes desse processo. “A maior parte da população vive nas cidades e os impactos da mudança do clima, especialmente em situações de desastres, refletem nos aglomerados urbanos”, afirmou. “A mudança do clima tem o potencial de afetar a qualidade de vida dos meios urbanos”, complementou.
No Brasil, os dados do Censo de 2022 indicam que 61% da população se concentra em áreas urbanas, o que representa 124,1 milhões de pessoas.
Mendonça destacou ainda a relevância de pesquisadores brasileiros se candidatarem para participar do processo. “O Brasil se destaca globalmente na produção de conhecimento científico. A participação de especialistas será importante para imprimir o olhar da realidade do Sul Global neste relatório”, avaliou.
A elaboração do relatório especial integra o Sétimo Ciclo de Avaliação do IPCC e tem previsão de ser publicado em 2027. O escopo do relatório foi aprovado durante a 61ª Sessão do IPCC, realizada entre 27 de julho e 2 de agosto em Sófia, na Bulgária.
O documento será preparado sob a liderança científica dos três Grupos de Trabalho do IPCC, com o apoio da Unidade de Apoio Técnico do Grupo de Trabalho II. Os co-presidentes e vice-presidentes dos três grupos de trabalho selecionarão as equipes de autores a partir das listas de nomeações. Informações sobre como o IPCC seleciona os autores está disponível aqui.
Orientações aos interessados - Apenas os pontos focais dos governos, das organizações observadoras e os membros do bureau do IPCC poderão efetuar as indicações dos especialistas. Para agilizar as candidaturas, os pontos focais do governo brasileiro solicitam que os especialistas interessados em contribuir com este relatório manifestem interesse no e-mail ipcc.cgcl@mcti.gov.br o mais breve possível, preferencialmente antes de 13 de setembro de 2024. Os interessados devem informar nome completo, instituição que representam e posição que ocupam atualmente. Também é necessário indicar se detém experiência anterior no âmbito do IPCC e qual o formato de contribuição executada (autor, autor líder, revisor, delegado governamental). Posteriormente, serão solicitados a preencher formulário específico que deverá ser preenchido integralmente em inglês e anexar currículo, também neste idioma, com extensão de no máximo de quatro páginas.