Notícias
Brasil e Chile lançam pedra fundamental do Centro Espacial de Santiago
No segundo dia de agenda oficial no Chile, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente do Chile, Gabriel Boric, participaram nesta terça-feira (6), da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Centro Espacial Nacional do Chile. O CEN terá uma área de 5.800m2 para o desenvolvimento da ciência espacial.
Na ocasião, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e a ministra de Ciência, Tecnologia, Conhecimento e Inovação do Chile, Aisén Etcheverry Escudero, reafirmaram o compromisso da agenda anterior e assinaram um memorando de cooperação em atividades espaciais pacíficas entre o Brasil e o Chile.
A ministra Luciana Santos destacou o potencial de parceria entre os países. “Acredito que nossos ministérios podem ser agentes indutores para colocar os pesquisadores dos dois sistemas em contato, a fim de buscar as sinergias entre os grupos do Brasil e do Chile”, disse.
Segundo Luciana Santos, os países podem estabelecer projetos conjuntos e programas de capacitação e formação de recursos humanos, tendo em vista a expertise e a capacidade brasileira instalada, sobretudo nas unidades de pesquisa do MCTI, como o INPE, o CBPF, o MAST e o Observatório Nacional.
O acordo proporciona um marco para as atividades colaborativas e projetos de interesse em comum nas áreas de políticas espaciais, como intercâmbio de informações sobre tecnologia e inovação e matérias espaciais para identificação de programas em pesquisa e desenvolvimento que possam ser realizados de forma colaborativa.
Durante a cerimônia, o presidente Lula destacou que o setor espacial é mais estratégico do que nunca para o desenvolvimento de uma nação. E reforçou que o Brasil tem instituições de excelência. “Conseguimos, no Brasil, desenvolver um ecossistema de pesquisa tecnológica e aplicações espaciais robustas. Como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), às quais se somam universidades e um setor privado inovador”, disse.
Lula enfatizou a importância do memorando para ampliar a cooperação entre os países. “Os memorandos de entendimento assinados por nossos ministros vão nos permitir explorar iniciativas conjuntas no setor espacial e em outras áreas de ponta”.
De acordo com o presidente Lula, o Centro será um importante ativo para o desenvolvimento econômico, científico e tecnológico do Chile. “Nossa cooperação nos levará muito longe”, completou.
O presidente chileno, Gabriel Boric, disse que está muito feliz em assinar esse acordo de cooperação para fins pacíficos que contribuirá com o desenvolvimento de várias áreas do país. “Em conjunto com o Brasil, vamos ampliar a troca de conhecimento e proporcionar políticas públicas normativas científicas, técnicas e projetos colaborativos sobretudo pacíficos”.