Notícias
MCTI e Ministério do Desenvolvimento Agrário preparam edital para modernizar agricultura familiar
Foto: Rodrigo Cabral (MCTI)
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) preparam um edital voltado à mecanização e modernização da agricultura familiar no Brasil. A iniciativa foi tema da reunião nesta quinta-feira (20) entre a ministra Luciana Santos e o ministro do MDA Paulo Teixeira. A chamada deve ter participação também do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); Ministério da Educação (MEC) e Finep.
“O MCTI está para lançar um edital para modernização do parque industrial brasileiro na sua produção de máquinas para que ele possa fazer essa transição para a indústria 4.0, de alta precisão. Para isso é fundamental o estímulo público, e nós queremos fazer esse evento de entrega com o governo federal, a indústria de máquinas e os movimentos sociais. É de R$ 400 milhões o valor do edital”, detalhou o ministro Paulo Teixeira.
A ministra Luciana Santos destacou a importância da agricultura familiar na alimentação do brasileiro e a necessidade do investimento nesse setor. “O diálogo entre os ministérios está na direção de editais que vão levar para outro patamar os responsáveis por 80% da alimentação no Brasil, que são os agricultores familiares. O presidente Lula tirou o Brasil do Mapa da Fome em outra oportunidade e está fazendo isso novamente”, afirmou.
Outra iniciativa em conjunto entre as duas pastas será destinada à agroecologia, que promove o cultivo de forma sustentável. “Nós estamos passando por uma mudança de uma agricultura de base química para uma de base biológica. A agroecologia é o horizonte da agricultura. Portanto, um outro edital de R$ 100 milhões está sendo desenhado e a gente vai sugerir que, talvez durante o lançamento do Plano Nacional da Agroecologia (Planapo) a gente anuncie junto essa chamada”, disse Paulo Teixeira.
O ministro também tratou na audiência sobre a inclusão do MDA no CT Agro do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Participou da reunião o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda.