Notícias
Inscrições abertas para a 19ª OBMEP 2024
Foto: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)
A maior competição científica do país está de volta. Nesta segunda-feira (5), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) iniciou as inscrições para a 19ª edição. Organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), unidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, atrai anualmente mais de 18 milhões de estudantes, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas. As escolas podem se inscrever até 15 de março, exclusivamente pelo site da OBMEP (www.obmep.org.br).
Criada em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do MCTI e do Ministério da Educação (MEC).“Hoje, cada vez mais, vemos os resultados em olimpíadas de conhecimento serem utilizados como parâmetro de desempenho acadêmico, por exemplo, nas admissões em cursos de graduação, como o IMPA Tech”, ressaltou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, destacando a importância da OBMEP.
Esta edição prestará uma homenagem aos 100 anos dos cientistas Johanna Döbereiner e César Lattes, cujas descobertas mostram o alto nível de produção científica no Brasil. “Quem sabe essas histórias não despertam vocações para a pesquisa no país”, enfatizou o coordenador-geral da OBMEP e pesquisador do IMPA, Claudio Landim.
Edição 2024
Para a 19ª OBMEP, a competição irá conceder 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa. Os premiados nacionalmente são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. A iniciativa oferece uma bolsa de R$ 300 aos estudantes de escolas públicas que integram o programa. Para estimular cada vez mais a participação dos alunos, a OBMEP também vai premiar aqueles com melhor desempenho estadual. Pelo menos, 20,5 mil medalhas estaduais serão distribuídas, porém a premiação estadual não permite acesso ao PIC.
Inscrições
A inscrição é feita exclusivamente pelas escolas, que devem preencher a ficha disponível no site da OBMEP, informar o código MEC/INEP e criar uma senha. No regulamento, os representantes das instituições vão encontrar todas as informações sobre condições, prazos, datas e regras previstas para participação na OBMEP. Clique aqui para acessar o regulamento.
A olimpíada ocorre em duas fases, sendo a primeira, a ser realizada no dia 4 de junho, composta de uma prova objetiva de 20 questões e a segunda de uma prova discursiva de 6 questões. Os classificados para a próxima etapa realizarão a prova da segunda fase em 19 de outubro. As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio). A divulgação dos aprovados para a segunda etapa está prevista para o dia 2 de agosto e a divulgação dos premiados em 20 de dezembro.