Notícias
Governo Federal anuncia implantação do Parque Tecnológico Aeroespacial em Salvador
Foto: Ricardo Stuckert /PR
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou, ao lado do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, da cerimônia que anunciou a criação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia. O parque, que será construído na Base Aérea de Salvador, será um avançado centro de ensino e pesquisa, gerando empregos e desenvolvimento.
De acordo com o presidente Lula, o Brasil precisa investir na qualidade da população brasileira para atingir seu potencial. “O lançamento deste parque não é uma coisa qualquer. Esta será uma unidade dedicada à promoção do ensino e da inovação. O Brasil tem um potencial muito grande”, afirmou.
A ministra Luciana Santos lembrou que, em 2023, o MCTI investiu R$ 1 bilhão no setor aeroespacial e destacou a importância da iniciativa para inserir o Brasil em cadeias globais de inovação e reduzir as desigualdades regionais.
“A cadeia aeroespacial é complexa. O parque tecnológico trará um impacto muito grande da educação, na formação de mão de obra especializada e na geração de empregos, reduzindo a fuga de cérebros do país”, afirmou a ministra.
O acordo para a construção do Parque Tecnológico Aeroespacial foi firmado pelo Governo Federal com o Estado da Bahia e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço de Aprendizagem Industrial (SENAI CIMATEC).
Segundo o diretor geral do SENAI CIMATEC, Leone Andrade, o parque vai atuar nas áreas de mobilidade aérea, defesa, aeronáutica e satélites.
Drones e Inteligência Artificial
Durante a coletiva de lançamento, foram assinados memorandos de entendimento com empresas do setor aeroespacial para o investimento em diversos projetos estratégicos. O primeiro projeto executado no Parque Aeroespacial deve ser voltado ao pouso aéreo de veículos não guiados (sem pilotos) com uso de inteligência artificial. A expectativa é que sejam investidos R$ 650 milhões na construção do parque e um valor equivalente em equipamentos e laboratórios.
Também estavam no evento os ministros Rui Costa (Casa Civil) e José Mucio (Defesa); o governador baiano, Jerônimo Rodrigues; o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos; bem como outras autoridades e representantes de empresas do setor aeroespacial.