Notícias
Nota de Pesar: Luiz Antonio Barreto de Castro
Foto: Divulgação
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lamenta o falecimento do professor e pesquisador Luiz Antonio Barreto de Castro. Nascido no Rio de Janeiro, Luiz ABC, como era conhecido, iniciou suas atividades científicas, em 1960, como aluno do pesquisador Charles Frederick Robbs na área de fitopatologia.
Como engenheiro agrônomo, ele atuou no Ministério da Agricultura do Rio de Janeiro, em 1965. Foi mestre em Tecnologia de Sementes, pela Universidade Estadual do Mississippi, e doutor em Fisiologia Vegetal/Biologia Molecular pela Universidade da Califórnia-Davis, nos Estados Unidos (EUA). Ainda atuou como professor na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Por nove anos fez parte do corpo técnico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), então MCT, como secretário de Ciência e Tecnologia e secretário-executivo do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico E Tecnológico (PADCT), na década de 90. Ele contribuiu para a criação de leis básicas para a garantia de segurança jurídica na área de desenvolvimento da biotecnologia no Brasil, com a proteção de cultivares, patentes, biossegurança e prospecção de biodiversidade. Luiz Antonio Barreto de Castro também foi o primeiro presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).