Notícias
IMPA é credenciado como instituição de ensino superior
Foto: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)
O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), foi credenciado, nesta terça-feira (06), como instituição de ensino superior. O anúncio foi feito no Rio de Janeiro pelo presidente Lula, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e o ministro da Educação, Camilo Santana. A cerimônia também marcou a autorização para o início das atividades do IMPA Tech, primeiro curso de graduação do IMPA, e a abertura do processo seletivo para o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação.
“O IMPA Tech poderá cumprir um importante papel não só na capacitação de nossos jovens, ajudando a sanar o déficit de profissionais nessa área, mas também na elevação dos índices de inovação do nosso país, com impactos positivos na competitividade das nossas empresas e da economia brasileira”, afirmou a ministra Luciana Santos.
Segundo ela, até 2026, o governo federal deve investir R$ 87,6 milhões no IMPA Tech, sendo metade dos recursos do MCTI e a outra metade do MEC.
No evento, o presidente Lula falou sobre a importância de ampliar o acesso a oportunidades para todos e lembrou da resistência que enfrentou quando instituiu a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O desempenho na Obmep vai contar pontos para o ingresso na graduação do IMPA.
“Me disseram que os alunos da rede pública não teriam interesse. Na primeira olimpíada, foram 10 milhões de inscritos e hoje são 18 milhões. A teimosia venceu o preconceito e provou que, na hora que as pessoas entendem e têm chances, as elas participam”, disse o presidente.
Já o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, ressaltou a sinergia do curso entre formação e aplicação do conhecimento. “A matemática é capaz de promover muita riqueza, pode gerar entre 15% e 20% do PIB de um país. Para produzir essa riqueza no Brasil, precisamos de profissionais capazes de conhecer e utilizar a matemática para mudar o mundo.”
Localizado no Porto Maravalley – hub de tecnologia implantado pela Prefeitura do Rio na zona portuária da cidade, o IMPA Tech vai dividir um galpão de 10 mil m² com startups e empresas de tecnologia. A graduação, que começa no ano que vem, vai atender até 100 alunos, no primeiro ano.
Processo Seletivo
Para 2024, o concurso usará o desempenho dos estudantes em olimpíadas do conhecimento e no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Serão ofertadas até 80 vagas para alunos medalhistas do nível 3 (premiação nacional) da Obmep; do nível 3 da OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática); das modalidades A ou B da OBQ (Olimpíada Brasileira de Química); dos níveis 2 ou 3 da OBF (Olimpíada Brasileira de Física); e da modalidade programação nos níveis 1 ou 2 (Ensino Médio) da OBI (Olimpíada Brasileira de Informática). De acordo com o edital, cada medalha garantirá uma pontuação diferente no processo de seleção do IMPA Tech.
Outras 20 vagas serão disponibilizadas para candidatos com melhor desempenho em Matemática no ENEM.
As inscrições para a graduação devem ser feitas através no site impatech.impa.br até 28 de dezembro.