Notícias
Ciência é o caminho para o desenvolvimento sustentável, afirma secretário
Foto: Rodrigo Cabral
Mais de 300 pesquisadores e gestores de todo o país participaram do Encontro de Popularização da Ciência, realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em Brasília para debater as políticas públicas de CT&I. Na quarta-feira (13), último dia do evento, foi discutida a organização da 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontecerá em junho de 2024.
“Nosso próximo e grande desafio é a realização da 5° Conferência Nacional no ano que vem. Após um hiato de 13 anos, vamos juntar forças para mobilizar atores de todo país e reafirmar que não existe desenvolvimento sustentável e social sem investimento em ciência”, ressaltou o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda.
“Vocês que trabalham com ciência e educação sabem que isso é o futuro. Qualquer país que não enxerga a ciência como base do desenvolvimento e das escolhas estratégicas para o futuro do seu país está atrasado”, acrescentou o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Guila Calheiros.
5° Conferência
Convocada por decreto presidencial em julho de 2023, a 5ª Conferência Nacional vai elaborar a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o período de 2024 a 2030. O encontro acontecerá de 04 a 06 de junho de 2024, em Brasília, e terá como tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.