Notícias
20ª SNCT: Painel ressalta a participação de meninas e mulheres na ciência
Você consegue citar o nome de uma cientista mulher brasileira? Foi com esse desafio que a secretária de Políticas e Programas Estratégicos do MCTI, Márcia Barbosa, abriu o painel onde falou sobre a importância da participação de mais meninas e mulheres nas carreiras científicas. Durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília, nesta quarta-feira (18), a secretária contou a história de pesquisadoras que fizeram parte da história da ciência no país.
Márcia Barbosa trouxe ao palco da SNCT as histórias de Berta Lutz (1894-1976), bióloga que também atuou pelo direito ao voto feminino; Joana Döbereiner (1924-2000), engenheira agrônoma fundamental para que o país hoje ocupe o 2º lugar no mundo na produção de soja; Amélia Hamburger (1932-2011), que se destacou nas áreas da Física e História da Ciência; e Eneidina Alves Marques (1913-1981), a primeira engenheira negra do país.
Segundo a secretária, para que meninas e mulheres tenham mais espaço na área científica e continuem a fazer história no país é preciso mudanças na sociedade que passam pela área de educação infantil até legislações inclusivas.
“Para a gente fazer uma transformação social, nós vamos ter que usar um ingrediente, que é embutir medidas compensatórias. Enquanto a sociedade não muda, a gente coloca regras para ela mudar. Significa que a gente vai exigir que qualquer debate, palestra, comitê tenha mulheres presentes. Isso são medidas para acelerar o processo de arrumar os números de presença de mulheres”, afirmou.
SNCT
Em Brasília, as atividades da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia serão de 16 a 22 de outubro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com exposições, palestras, mostras científicas de crianças e adultos, apresentações culturais e disputas. A entrada é gratuita.
A SNCT este ano traz como tema "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável" atendendo os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU) numa agenda a ser realizada até 2030.