Notícias
Mercado potencial de games no Brasil é tema de audiência
Foto: Rodrigo Cabral (ASCOM/MCTI)
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, conheceu a Plataforma Gamecon, iniciativa voltada para o desenvolvimento socioeconômico por meio do uso de games e suas tecnologias, durante audiência nesta terça-feira (12). O Brasil é o 3º maior mercado consumidor de games no mundo, mas ocupa a 13º posição em termos de faturamento.
A plataforma Gamecon atua em diferentes áreas como inovação, pesquisa educação e entretenimento. Por meio do Instituto Gamecon, busca promover uma ponte entre o setor público e a iniciativa privada com o objetivo de desenvolver e regionalizar o mercado de games no país, além de qualificar profissionais no setor.
Segundo o presidente do Instituto Gamecon, Bruno Bandeira, o setor público pode ajudar a criar e estimular, por meio de mecanismos legais, um mercado nacional de games em que o desenvolvimento e o emprego fiquem no Brasil.
“O MCTI pode apoiar a aplicação dos games na administração pública e em políticas de engajamento, informação e qualificação. São diversas aplicações com um mercado potencial gigantesco para os desenvolvedores de games nacionais”, reforça Bruno Bandeira.
A ministra Luciana Santos afirmou que o MCTI conta com diversas iniciativas, como programas e chamadas públicas, que podem contemplar o mercado de games. “O ambiente de jogos é estimulante e inovador. Precisamos reunir esforços para atingir essa cadeia da economia criativa que gera inclusão e desenvolvimento”, reforçou.
Luciana Santos citou que o ministério conta com as secretarias de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec) e para Transformação Digital (Setad), ambas com políticas públicas que podem abarcar o mercado de games. Outra fonte de recursos, segundo ela, são os editais que serão lançados com recursos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Dados
Durante a audiência, a secretária-executiva do Instituto Gamecon, Ana Paula Rocha, apresentou dados que apontam que 74,5% dos brasileiros são adeptos dos jogos eletrônicos, as mulheres são maioria (51%) dos jogadores e 21% dos adeptos em todo o mundo têm mais de 60 anos.
Os representantes da plataforma também convidaram a ministra Luciana Santos para participar da Gamecon Talks, que será realizada em Rio Branco (AC), entre 20 e 22 de setembro. Durante o evento, será lançado o Gamecon Govtech, iniciativa de Inovação aberta aplicada a jogos para desafios da administração pública.