Notícias
Zé Gotinha e cientista Jaqueline Goes de Jesus visitam MCTI
Rodrigo Cabral (ASCOM/MCTI)
Dois grandes símbolos da Saúde e da Ciência, o Zé Gotinha e a pesquisadora Jaqueline Goes – cientista que mapeou o genoma do coronavírus, visitaram, nesta sexta-feira (18), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Durante o encontro, a ministra Luciana Santos defendeu a vacinação e o trabalho em conjunto entre as duas Pastas.
“Esse momento tem muito simbolismo, serve de educação para popularizar, incentivar e estimular a vacinação, tão fundamental para prevenir doenças”, afirmou a ministra. “Como passamos período de negacionismo, resgatamos o Zé Gotinha que é lúdico e referência para as crianças brasileiras. Ciência e Saúde caminham juntas”, completou.
O personagem estava acompanhado da cientista Jaqueline Goes de Jesus, que integrou a equipe responsável por mapear os primeiros genomas do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Brasil em apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no país.
“O Zé Gotinha é símbolo da vacinação que perpassa minha infância, é figura da proteção, da prevenção as doenças. Para mim, é fundamental endossar esse processo e tornar isso cada vez maior”, afirmou a cientista Jaqueline Goes.
Ao longo do encontro, a ministra enalteceu também o papel da cientista. “Jaqueline Goes foi importante nessa saga que o Brasil e o mundo viveram para enfrentar a Covid. Ela, uma jovem mulher negra, do Nordeste, conseguiu fazer o sequenciamento do genoma da Covid. Isso salvou vidas e permitiu que a ciência pudesse encontrar soluções do enfrentamento à pandemia”, lembrou a ministra.
Vacinação
O Ministério da Saúde lançou, na quinta-feira (17), a campanha nacional de multivacinação para reforçar a importância da vacinação. A iniciativa busca aumentar os índices de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos em uma mobilização nacional que une entidades civis, científicas, influenciadores, artistas e instituições ligadas ao tema. A vacinação é o principal caminho para manter o Brasil livre do risco do retorno de doenças já eliminadas, como a poliomielite.