Notícias
Sistemas fotovoltaicos podem responder à insegurança hídrica de Alagoas
Foto: Rodrigo Cabral
Os sistemas fotovoltaicos podem contribuir para solucionar a insegurança hídrica em Alagoas. Em reunião com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas, Gino César, pediu apoio do MCTI para aquisição de sistemas fotovoltaicos com objetivo de atender unidades de produção de agua que hoje se encontram com problemas energéticos.
“O estado vem sendo assolado pela seca nas últimas décadas e a histórica insegurança hídrica, com 51 de seus 102 municípios no Polígono das Secas”, explicou o secretário.
A ministra explicou que recursos poderão ser obtidos com o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), por meio de editais que serão lançados neste ano em diversas áreas, incluindo a de transição energética.
Outra opção seria por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (PADIS), que inclui painel fotovoltaico.
Além disso, a ministra pontuou a importância e potencial dessa agenda. “O desafio do semiárido é imenso, secular e é uma questão que está no nosso radar”, disse. “O Brasil tem autoridade para falar sobre isso, 90% da nossa matriz energética é renovável ou limpa”, acrescentou.