Notícias
MCTI terá apoio do GDF para realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Foto: Luara Baggi
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) terá apoio do Governo do Distrito Federal (GDF) para a realização da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Distrito Federal, entre 16 e 22 de outubro. A parceria foi selada nesta quinta-feira (17) durante reunião da ministra Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
A parceria entre a SNCT e o GDF vem desde 2004 com circuito de atividades em diversas localidades, incluindo palestras, oficinas, debates e exposições que já reuniu uma média de 100 mil visitantes em sete dias de evento. “Queremos dar visibilidade à grande produção científica e instigar as pessoas”, comentou a ministra Luciana Santos.
A SNCT é coordenada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social e ocorre nas escolas, universidades, museus, instituições de ciência e tecnologia, centros de pesquisa, parques e jardins botânicos em várias cidades do país. Em 2023, o tema é “Ciência básicas para o desenvolvimento sustentável”.
“Queremos que o GDF seja um parceiro muito ativo e direto da SNCT”, pontuou o secretário Inácio Arruda.
Também presente à reunião, a diretora do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI, Juana Nunes, salientou o aspecto multidimensional da iniciativa. “É uma semana cultural, científica e de negócios”, disse.
Já o governador do Distrito Federal disse que está “alinhado” ao MCTI e que “todo o governo está empenhado com determinação” para o sucesso da Semana.
SNCT
O MCTI busca fortalecer a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que sofreu forte redução do número de participantes nos anos anteriores. Em 2018, o evento chegou a bater recorde de municípios inscritos, com 1.506 cidades participantes. Em 2022, o número reduziu para 580 cidades.
A SNCT foi criada em 2004 por meio de decreto do presidente Lula e envolve a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.