Notícias
Ministério lança projeto piloto de Realidade Aumentada nas Escolas em parceria com a UFSC
Divulgação
O Programa Realidade Aumentada nas Escolas (RAEscolas), resultado de uma parceria inovadora entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será lançado nesta sexta-feira (11/08), no auditório do Center Shopping de Araranguá, em Santa Catarina.
O programa tem como propósito a criação, capacitação e distribuição de artefatos de Realidade Aumentada (RA) para os professores das escolas públicas do ensino fundamental e médio de todo Brasil.
A ideia é que, por meio desses mecanismos, os docentes ensinem disciplinas como Biologia Celular, Mecanismos Celulares, Corpo Humano, Reprodução Humana, Vírus, Meio Ambiente, Energia, Astronomia, Física, Química e Matemática com a ajuda da tecnologia virtual.
O projeto foi inspirado nas ações da The Opening University e BBC do Reino Unido. E teve execução do Laboratório de Tecnologias Computacionais da UFSC em conjunto com a Diretoria de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica, da Secretaria de Desenvolvimento Social do MCTI.
“Esta é mais uma forma de integração com a população levando inovação e tecnologia a serviço de todos e todas. Inovar na educação é resultado certo de sucesso, sobretudo, quando se trata de ensino para os jovens brasileiros”, fala Juana Nunes, diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI.
Os recursos digitais de alta qualidade estão prontamente acessíveis, de forma gratuita, por meio da plataforma do projeto, que pode ser acessada através do site raescolas.ufsc.br
O Programa RAEscolas ofertará um total de 1.000 vagas para os professores de escolas públicas de todas as regiões do país interessados na inovação educacional. De 11 de agosto até 11 de setembro de 2023 as inscrições estão abertas no site raescolas.ufsc.br