Notícias
Servidores comemoram 30 anos de criação do plano de carreira de Ciência e Tecnologia
Foto: Rodrigo Cabral
A ministra Luciana Santos participou nesta segunda-feira (31), em Brasília, da cerimônia de comemoração dos 30 anos da instituição do plano de carreira dos servidores públicos da área de ciência e tecnologia. O evento contou com a participação de membros da Associação Nacional do Servidores do MCTI (ASCT), representantes de outros ministérios e importantes nomes da luta em prol da consolidação da carreira de C&T no Brasil.
Em seu discurso, a ministra ressaltou a importância dos servidores públicos para o desenvolvimento e promoção da política de ciência e tecnologia no país. “Essas carreiras desempenham um enorme papel na construção do futuro que queremos. Por isso, parabenizo cada servidora e servidor pela contribuição que têm dado, cotidianamente, para que o nosso país alcance o seu destino, de ser uma nação desenvolvida, soberana, inclusiva e com justiça social”, pontuou Luciana Santos.
A ministra ainda lembrou que uma das primeiras medidas anunciadas por ela à frente do MCTI foi a viabilização de concurso público para o preenchimento de 814 novas vagas para no ministério e suas entidades vinculadas. “Essa medida vem para reforçar o trabalho exercido pelos atuais servidores, e renovar e recompor os quadros técnicos, assegurando a continuidade das pesquisas realizadas em nossas entidades”, afirmou a ministra Luciana.
O presidente da Associação Nacional dos Servidores do MCTI (ASCT), Joelmo Jesus, destacou a relevância e o reconhecimento do trabalho desempenhado pelos profissionais que compõem a carreira de C&T.
“A identidade de uma carreira do serviço público é construída ao longo do tempo. É um processo histórico, que agrega e que vai sendo erguido com base nas entregas que os profissionais dessa carreira já fizeram, e segue fazendo, à sociedade brasileira. E isso é o que define o valor e a importância dela para o país. Portanto, é nossa missão trabalhar em favor do povo brasileiro, oferecendo o melhor que podemos produzir com o fruto de nossas pesquisas, estudos e tantas outras ações na área de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, concluiu o presidente da ASCT, Joelmo Jesus.
Ao fim da cerimônia, a ministra Luciana Santos recebeu uma homenagem da ASCT, representando as mulheres que trabalham com ciência e tecnologia.
Confira fotos da cerimônia no Flickr.
A Carreira de C&T
Em 1993, a Lei nº 8.691, estruturou o Plano de Carreiras dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional, integrantes da área de Ciência e Tecnologia, que tinham como principais objetivos a promoção e a realização da pesquisa e do desenvolvimento científico e tecnológico do país.
A lei criou e organizou três carreiras: a de pesquisa em C&T, a de desenvolvimento tecnológico e a de gestão, planejamento e infraestrutura em C&T.
A carreira de pesquisa é composta apenas pelo cargo de pesquisador.
A carreira de desenvolvimento tecnológico admite três cargos: tecnologista de nível superior, o técnico de nível médio e o auxiliar-técnico de nível fundamental.
Na carreira de gestão, planejamento e infraestrutura em C&T são três os cargos: analista em C&T de nível superior, o assistente em C&T de nível médio e o auxiliar em C&T de nível fundamental.
Órgãos integrantes da Carreira de C&T
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)
Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI)
Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes)
Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro)
Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM)
Centro de Análise de Sistemas Navais (Casnav)
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM)
Coordenadoria para Projetos Especiais (Copesp), do Ministério da Marinha
Secretaria da Ciência e Tecnologia do Ministério do Exército (SCT/MEx)
Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Aeronáutica (Deped/MAer)
Instituto Evandro Chagas (IEC/FNS)
Instituto Nacional do Câncer (INCa)
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
Fundação Casa de Rui Barbosa
Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM)