Notícias
Ministra visita IFPE e destaca papel da ciência na reconstrução do Brasil
Diego Galba (ASCOM/MCTI)
Em visita ao campus Recife do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), nesta terça-feira (18), a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou o papel da ciência e da educação no processo de reconstrução do Brasil. Ela fez um balanço das principais ações de sua pasta e antecipou que o ministério deverá lançar um edital para reestruturação dos equipamentos do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia.
“Depois de um período de muitos retrocessos, estamos reconstruindo o Brasil. E esta é uma reconstrução em novas bases. Nesse novo tempo, o conhecimento, a educação, a ciência, a tecnologia e a inovação são pilares para o nosso desenvolvimento. São políticas de estado, estratégicas para alcançarmos o destino que queremos”, disse.
Ao defender a excelência das instituições públicas de ensino e pesquisa brasileiras, ela anunciou que, dentro do plano de investimentos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), está previsto um Programa de recuperação e expansão da infraestrutura do sistema nacional de Ciência e Tecnologia, que inclui os IFs.
“Com a recomposição do FNDCT, assim que saírem os editais, lá estará prevista a reestruturação dos nossos equipamentos do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia. E os Institutos Federais estarão dentro. Contamos com o trabalho desenvolvidos em instituições como esta para fazer as mudanças de que nosso país necessita”, afirmou.
O reitor do IFPE, José Carlos de Sá, ressaltou a importância da retomada do diálogo do governo federal com a comunidade acadêmica e científica. Segundo ele, a ministra Luciana Santos foi a primeira titular do MCTI a visitar o IFPE.
“Ela chega num momento em que o governo promove essa reaproximação com a Ciência e a Educação. Com sete meses de governo, já duas vezes o Ministério de Educação esteve no IFPE, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação está aqui conosco, o presidente Lula já nos recebeu. Isso demonstra que há um movimento de reestruturação e recomposição da ciência, da tecnologia e da educação em nosso país”, defendeu o reitor.
Na ocasião, a ministra ainda conheceu a equipe de estudantes do IFPE que venceu, na França, evento mundial de robótica. O grupo era o único de nível médio de escola pública da América Latina na competição.