Notícias
Brasil e Suécia discutem fortalecimento da cooperação científica
Foto: Rodrigo Cabral
Durante reunião com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, a embaixadora da Suécia, Karin Wallensten, reforçou a importância da cooperação científica e afirmou que o país está à disposição para fortalecer as relações bilaterais com o Brasil. O encontro foi realizado nesta segunda-feira (19), em Brasília, e contou com a presença do conselheiro de Inovação e Pesquisa, Jacob Paulsen, e da assessora de Inovação e Pesquisa, Ana Carolina Bussacos.
Segundo a embaixadora, a cooperação entre os dois países em ciência, tecnologia e inovação é estratégica e começou em 2009. “Estamos alinhados em projetos nas áreas da saúde, biodiversidade, aeroespacial, mineração sustentável e cidades sustentáveis. Queremos fortalecer e ampliar esses projetos”, disse Karin.
A ministra Luciana Santos lembrou da parceria com a Embraer para a produção do Caça F-39 Gripen pela empresa sueca SAAB. “O programa Gripen amplia a parceria entre os dois países e ajuda no projeto de reindustrialização do Brasil. Também é um importante aliado na inovação e tecnologia do país.”
Outro ponto enfatizado pela ministra Luciana Santos foi o programa Ciência Aberta. “O país possui muitas iniciativas de sucesso como os repositórios abertos e a leis de acesso de dados públicos consolidadas”, explicou. “O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia também pode contribuir com esse material”, completou a ministra.