Notícias
Brasil e Cuba discutem retomada da cooperação científica
Foto: Rodrigo Cabral
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação realizou nesta terça-feira (13) uma reunião preparatória para o encontro de ministros do Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação que será realizado em Havana, em julho. Segundo o embaixador de Cuba no Brasil, Adolfo Curbelo Castellanos, a prevenção e o enfrentamento de novas emergências de saúde serão discutidos no encontro. Além disso, Brasil e Cuba possuem temas da relação bilateral que deverão ser aprofundados.
“Há um desenvolvimento científico entre os dois países que pode ser complementar, mas nos interessa muito também a temática da segurança alimentar e a experiência rica e forte do Brasil nesta área. Além disso, o tema da segurança e transição energética para a utilização de energias renováveis”, disse o embaixador após reunião com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social, Inácio Arruda.
Para o secretário, o Brasil está retomando o diálogo com Cuba após o afastamento do governo anterior. “Houve um período de atritos e esgarçamento das relações. Agora, estamos retomando este caminho. O Brasil tem muito interesse em troca de experiências com Cuba na área de biotecnologia, vacinas e medicamentos. É de grande interesse para o Brasil que nós possamos cooperar com Cuba”, afirmou o secretário.
“Esta agenda significa um processo de reconstrução de relacionamento com o Brasil. Este esforço é para impulsionar e agregar na relação bilateral também na ciência e tecnologia”, acrescentou o embaixador.