Notícias
MCTI, Petrobras e BNDES discutem agenda da transição energética
Foto: Luara Baggi
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou nesta quarta-feira (10), no Rio de Janeiro, de reunião com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e representantes do BNDES para discutir a agenda da transição energética, tema estratégico do MCTI.
“O foco do debate aqui na Petrobras é somar esforços na direção do que é desafiador para todos os países do mundo, que é a transição energética, que é a possibilidade de você contar cada vez mais com matrizes energéticas sustentáveis, renováveis ou limpas”, afirmou a ministra. “Vamos juntar Finep, BNDES e Petrobras na direção de fazer escolhas e apostas para fazer transição energética a altura dos desafios nacionais”, completou.
A ministra explicou que a transição energética é uma exigência contemporânea. “Com ela, entramos em novo estágio de reindustrialização contemporânea. Estamos aqui como uma ação de governo”, explicou.
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, defendeu o trabalho conjunto e comentou as iniciativas adotadas pela empresa, como a criação de uma diretoria de transição energética e sustentabilidade, que coordena atividades de descarbonização, mudanças climáticas, novas tecnologias e sustentabilidade.
“Buscamos transformar a companhia em uma empresa de energia, ultrapassando a transição energética e implementando cada vez mais novas tecnologias, com o estímulo ao desenvolvimento por meio da inovação. Com o apoio do MCTI, isso será possível”, ressaltou.
“Temos uma agenda que pode ser desenvolvida em conjunto pela Petrobras, BNDES e MCTI, que una inteligência, recursos e fomento, em um grande programa de transição energética que tenha a ver também com política industrial e política de inovação, que leve o Brasil para outro patamar”, acrescentou o diretor de Desenvolvimento Produtivo do BNDES, José Luis Gordon.