Notícias
Cerimônia inédita da Obmep vai premiar mais de 1.000 jovens
Uma cerimônia inédita será realizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) no próximo dia 5 de junho. Mais de mil estudantes vão participar da maior premiação já realizada pela história da Obmep. O evento, que será realizado em Florianópolis (SC), vai reunir medalhistas de ouro das 16ª e 17ª edições da olimpíada, de todas as partes do país, para uma celebração conjunta. O presidente Lula será homenageado por ter contribuído para a criação da Obmep em seu primeiro mandato, em 2005.
Normalmente, a premiação tem 575 medalhistas de ouro, mas a pandemia de Covid-19 impediu o evento presencial nos anos anteriores. “Este ano, a cerimônia nacional de premiação terá um sabor muito especial, pois estamos juntando os medalhistas de duas edições distintas”, explicou o diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana.
Ao todo, 1.089 jovens de todas as regiões brasileiras vão receber a medalha da Obmep. Em três dias de encontro, os alunos participam de atividades acadêmicas lúdicas, assistem a apresentações e trocam experiências. A programação também inclui uma palestra do pesquisador Paulo Orenstein, que integra o Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação Impa).
“A cerimônia reúne os melhores alunos do país em um grande evento. Muitos deles estarão deixando seus municípios pela primeira vez e terão a oportunidade de encontrar outros jovens que, como eles, gostam de matemática”, comentou o coordenador-geral da Obmep, Claudio Landim.
Homenagem ao Presidente Lula
A solenidade ainda prestará uma homenagem a personalidades que fizeram parte da história da competição. Além do presidente Lula, a lista inclui o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, titular do Ministério da Educação na época da criação da Obmep; o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Sergio Rezende; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; e o secretário municipal de Educação do Rio, Renan Ferreirinha, multimedalhista da Obmep quando aluno.