Notícias
Resolução defende exclusão da Ceitec do programa de desestatização
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, assinaram uma resolução, publicada no Diário Oficial na quarta-feira (5), que recomenda ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a exclusão do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec) do Programa Nacional de Desestatização. Rui Costa também preside o Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI).
Vinculada ao MCTI, a Ceitec atua no desenvolvimento e na fabricação de semicondutores (chips). Durante o governo anterior, a empresa Ceitec foi incluída no Programa de Parcerias e Investimentos para ser privatizada. Um decreto autorizou a sua liquidação em 2020.
Em janeiro, foi instituído um grupo de trabalho interministerial coordenado pelo MCTI para analisar a reversão do processo de desestatização e liquidação da Ceitec.
“Essa resolução é mais um passo no processo de reversão do desmonte da Ceitec, que é estratégica para a política nacional de semicondutores”, afirmou a ministra Luciana Santos.
A Ceitec é a única empresa na América Latina capaz de desenvolver um chip da concepção à aplicação final. A empresa projeta, fabrica e comercializa circuitos integrados para diferentes aplicações, desempenhando papel estratégico no desenvolvimento da indústria de microeletrônica do Brasil.