Notícias
Ministra visita o acelerador de partículas Sirius nesta quinta-feira (30), em Campinas (SP)
A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, visita nesta quinta-feira (30), em Campinas (SP), as instalações do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo MCTI, que possui quatro laboratórios: o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) e o Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR).
A programação deve evidenciar como o CNPEM interage com diferentes atores do cenário nacional de ciência e tecnologia, por meio de avançadas instalações abertas para pesquisadores de todo o país, incluindo as estações do acelerador de partículas Sirius, projetos de pesquisa e desenvolvimento em temas estratégicos, parcerias para inovação com empresas e indústrias e ações de capacitação e formação de recursos humanos.
A ministra visitará as instalações do Sirius, a fonte de luz síncrotron brasileira, que é considerada uma das mais avançadas do mundo. O Sirius abriu chamada regular para atender pesquisas da comunidade científica em suas seis primeiras estações de pesquisa no final de 2022. Uma nova chamada de pesquisa acontece no início do mês de abril.
A agenda também inclui apresentações sobre o complexo de virologia e microbiologia que vem sendo planejado pelo CNPEM. A infraestrutura prevê a integração com as linhas de luz do Sirius, algo inédito no mundo e que permitirá explorar interações de patógenos com células hospedeiras, abrindo possibilidades de avanços no entendimento da patogênese de doenças causadas por organismos contagiosos.
A visita está marcada para 15h, quando a ministra será recebida pelo diretor-geral do CNPEM, Antonio José Roque da Silva. Em seguida, ela deve conceder entrevista coletiva à imprensa.
Serviço
Os jornalistas interessados em cobrir a visita devem fazer o credenciamento em: https://cnpem.br/credenciamento-de-imprensa/
- Horário de chegada da imprensa: 14h30
- Horário previsto para a chegada da ministra:15h.
O CNPEM fica na rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000 – Polo II de Alta Tecnologia de Campinas-SP. Veja como chegar em https://cnpem.br/como-chegar/.
Sobre o CNPEM
Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas.