Notícias
Institutos de pesquisa do MCTI preparam programação especial para o Mês da Mulher
Institutos de pesquisa e entidades vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) preparam uma extensa programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) promove, a partir desta segunda-feira (6), uma série de lives intituladas “Ciência Plural” para debater os desafios e as soluções para uma ciência mais diversa.
No Recife (PE), o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) realiza na quarta-feira (8) uma palestra sobre direitos sexuais e reprodutivos com a psicóloga e doutora em saúde pública Paloma Silva Silveira. O encontro é aberto ao público, e as inscrições podem ser feitas no link https://forms.gle/h8Rrmnrjh881EGWQ8.
Na quarta-feira, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) promove uma palestra sobre a relevância da mulher na formação da sociedade com a pesquisadora Elisabete Caria Moraes. O evento terá transmissão online para a participação de todas as unidades do Inpe. As inscrições podem ser realizadas até às 12h do dia 07/03.
Em homenagem às mulheres, o Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, o Aquário Jacques Huber e o Centro de Exposições Eduardo Galvão abrirão as portas para os visitantes com entrada gratuita, no dia 8 de março. A visitação pública é das 9h às 16h.
Já as pesquisadoras do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) participarão de evento organizado pelo Serratec, Parque Tecnológico de Petrópolis, das 9h às 11h30, com apresentações e discussões sobre temas científicos.
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia vai reunir em Brasília, na quarta-feira (8), as mulheres na palestra sobre autoestima com a especialista em Ana Fabre.
Também em Brasília, a Agência Espacial Brasileira (AEB) realizará uma roda de conversa sobre a participação feminina no setor público e diversidade de gênero.
O empreendedorismo feminino no INT é o tema da palestra que o Instituto Nacional de Tecnologia promove, no Rio de Janeiro, com a participação da coordenadora de Administração do INT e Gerente do Projeto INOVA INT, Márcia Oliveira, a gerente de Operações da Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, Paula Gonzaga e outras pesquisadoras.
Também no Rio, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) organiza nesta segunda-feira (6) uma roda de conversa sobre desafios e conquistas mediada pela analista Priscilla Venancio com a participação da coordenadora da biblioteca digital da Fundação Getúlio Vargas, Maria do Socorro Almeida, as pesquisadoras Magda Bittencourt Fontes e Luiza Miranda; e a bióloga Mariana Bottino. Já na quarta, o CBPF rende homenagem a todas as mulheres.
MAST – O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) celebra em 8 de março, além do Dia Internacional da Mulher, 38 anos de fundação. Para comemorar as datas, o museu programou uma série de atividades. Às 9h, haverá uma aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio com a participação do diretor Marcio Rangel, no auditório Ronaldo Mourão. Na ocasião, também será lançado o livro “Artesãs do Conhecimento. Depoimentos de pesquisadoras indígenas”, organizado pela pesquisadora Priscila Faulhaber.
Antes, na terça-feira (7), Faulhaber lança a animação “O brilho da Lua”, baseada na cultura do povo Tikuna.
Na quinta-feira (9), a Coordenação de Documentação e Arquivo organiza mesa redonda sobre os arquivos pessoais de três cientistas brasileiras que foram destaque em suas áreas e cujo acervo encontra-se sob a guarda do Mast. São elas a física Elisa Frota Pessoa, a antropóloga Heloísa Alberto Torres e a matemática Maria Laura Leite Lopes. Encerrando a programação, será realizada no dia 18 de março a oficina de observação de pássaros “Entre aves e estrelas”. Ao final, haverá uma palestra direcionada aos participantes com 15 vagas gratuitas. No mesmo dia, haverá o 9º Dia das Meninas no Mast, para estimular a participação feminina nas carreiras científicas. O tema é “Mulheres desbravadoras: em busca de um futuro possível”.
Por fim, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) promove na quinta-feira (9) um webinar sobre os desafios da mulher com palestra de Cristiane Riccitella. Já no dia 15 de março, uma roda de conversa discute os desafios e conquistas das mulheres na tecnologia.