Notícias
MCTI anuncia o pesquisador Nilson Gabas como diretor do Museu Goeldi
O pesquisador Nilson Gabas Júnior foi indicado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para o cargo de diretor do Museu Paraense Emílio Goeldi. Seu nome compõe a lista tríplice elaborada pelo comitê de busca em consulta à comunidade científica. A nomeação deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.
Pesquisador titular do Museu Goeldi, Gabas dirigiu a instituição por dois mandatos consecutivos, entre 2009 e 2018. Antes, foi coordenador de pesquisa e pós-graduação.
Membro da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), Nilson Gabas Júnior atua em diversos conselhos e entidades ligadas à biodiversidade. Possui doutorado em Linguística Indígena pela Universidade da Califórnia e pós-doutorado na Universidade de Antuérpia e na Universidade de Oregon.
O Museu Paraense Emílio Goeldi é uma unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação localizada em Belém, no Pará. Fundado em 1866, suas atividades concentram-se no estudo científico dos sistemas naturais e socioculturais da Amazônia, bem como na divulgação de conhecimentos e acervos relacionados à região.
Uma de suas bases científicas é o Parque Zoobotânico, que possui uma área de 5,4 hectares no centro urbano de Belém. Fundado em 1895, o Parque Zoobotânico do Goeldi é o mais antigo do Brasil. Além de abrigar uma significativa mostra da fauna e flora amazônicas, é o principal local das atividades educativas da instituição, funcionando como um laboratório para aulas práticas. Recebe anualmente cerca de 400 mil visitantes.