Notícias
Cometa visível a cada 50 mil anos está perto da Terra
Foto: Miguel Claro
Quem olhar para o céu do Brasil a partir desta quarta-feira – 1° de fevereiro – poderá ter uma surpresa! É que o cometa C/2022 E3 (ZTF), de coloração esverdeada, resolveu nos visitar depois de 50 mil anos e está bem pertinho do planeta Terra. A informação é do Observatório Nacional (ON), instituto de pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O astro foi descoberto pelo programa Zwicky Transient Facility (ZTF), em março de 2022, na Califórnia, onde é operado o telescópio Samuel-Oschin. O cometa tem diâmetro relativamente pequeno, com cerca de 1 quilômetro, e foi detectado ao passar pela órbita de Júpiter.
O astrônomo do ON Filipe Monteiro explica que o melhor momento para visualização do cometa em todo o Hemisfério Sul é a partir de sábado, 4 de fevereiro. A sugestão é procurar a direção Norte, onde a vista estiver livre. “O cometa estará bem próximo da Estrela Capela, que é o ponto mais brilhante dessa região. No dia 10 de fevereiro, o cometa estará próximo ao planeta Marte por volta das 19h”, ensina o astrônomo.
Nas condições ideais (sem lua, nenhuma interferência de luzes e céu limpo), será possível observar o cometa a olho nu, mas, na maioria dos casos, será necessária a utilização de equipamentos, como binóculos, telescópios, câmeras fotográficas ou se dirigir a um dos observatórios espalhados pelo país.
“Usar instrumentos pode ser interessante, principalmente para as pessoas que não estão acostumadas a este tipo de observação. Também é indicado procurá-lo quando a lua não estiver no céu”, recomenda.
O Observatório Nacional vai comentar e exibir imagens do cometa registradas por astrônomos numa live no canal do YouTube, no dia 11 de fevereiro, a partir das 19h. A transmissão faz parte do projeto "O Céu em sua casa: observação remota”.
Confira a versão podcast dessa matéria!