Notícias
Nova versão do Gaia em Jogo é lançada pelo INPE/MCTI na 19ª SNCT
Foto: Wesley Sousa (SEAPC/MCTI)
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), lançou neste sábado (3) a nova versão do Gaia em Jogo, um jogo de tabuleiro que trata sobre o impacto das interações dos seres humanos no ambiente terrestre. A apresentação foi feita no palco principal da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovações no Brasil”, que acontece até domingo (4) no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF).
O Gaia em Jogo nasceu em 2017 no programa de pós-graduação em Ciência do Sistema Terrestre, do INPE. A turma de doutorado, composta por alunos de diferentes formações, como engenharia ambiental, geologia, biologia, arquitetura e geografia, entre outros, foi desafiada a criar um plano para organizar a sociedade para enfrentar desafios globais, incluindo as mudanças climáticas. O desafio gerou um jogo de tabuleiro com o objetivo de ampliar o conhecimento ambiental e propor reflexões sobre o desenvolvimento econômico mundial em busca de alternativas para as relações humanas com o Planeta.
O jogo apresenta interações entre os diversos elementos essenciais à vida e permite aos jogadores se colocarem na posição de tomadores de decisão, facilitando o entendimento do impacto dessas escolhas. Por meio da participação em diversos eventos, o jogo vem sendo testado continuamente desde sua criação. Cerca de mil participantes entre estudantes de ensino médio, universidades, professores e outros visitantes puderam experimentar o jogo.
Participaram do lançamento os desenvolvedores do jogo, Fabio Loyolla, chefe de Comunicação do INPE, o diretor de Difusão e Promoção da Ciência do MCTI, Daniel Lavouras, e o secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI, Marcelo Morales. Um exemplar do jogo foi sorteado entre o público presente. Foi anunciado um concurso nacional para o envio do jogo para escolas e instituições de ensino superior, que será anunciado nas redes sociais do INPE.
O diretor Daniel Lavouras destacou a importância de conscientizar a próxima geração sobre os temas ambientais. “Nada melhor para isso do que a gamificação, para gerar fascínio e encantamento”, afirmou. “Temos uma secretaria no ministério dedicada a demonstrar a importância da pesquisa e das atividades da ciência, desde a mais tenra idade”.
O secretário Marcelo Morales parabenizou os 13 criadores do jogo. “Gaia na mitologia grega quer dizer ´Mãe Terra`, com sua potencialidade de geração, e nós somos produtos de Gaia, então temos que lutar por sua sobrevivência”, lembrou. “Às vezes esquecemos que temos que manter essa sobrevivência a todo custo, e quando vejo um jogo como este, vejo que as decisões que tomamos tem impacto na natureza” O secretário citou programas do ministério voltados para a sustentabilidade e a pesquisa na área ambiental, com investimentos de mais de R$ 500 milhões somente na Amazônia. São programas como o SALAS MCTI, o Regenera Brasil, Cadeias Produtivas da Bioeconomia e o monitoramento pelo INPE dos biomas brasileiros.