Notícias
Ministro visita estandes e conversa com empreendedores no Rio Innovation Week
Foto: Neila Rocha (SEAPC / MCTI)
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, participou nesta terça-feira (8) do Rio Innovation Week, um dos maiores eventos da América Latina em inovação, tecnologia e negócios, realizado no Rio de Janeiro (RJ) até a próxima sexta-feira (11). Além de discursar na abertura do evento, o ministro visitou estandes, conversou com empreendedores e destacou a importância de diferentes instituições para o cenário da inovação no Brasil.
Paulo Alvim iniciou a visita pela Vila da Ciência e Tecnologia do MCTI. O espaço traz o trabalho das secretarias da pasta e instituições vinculadas que possuem representação no Rio de Janeiro. O ministro conversou com os diretores e funcionários das unidades de pesquisa e testou tecnologias.
Em seguida, o ministro visitou o espaço do Sebrae no Rio Innovation, onde ouviu empreendedores e destacou a importância da instituição. “A parceria do Sebrae e o MCTI começou lá atrás. Desde então a parceria se robusteceu. Ao longo de sua trajetória, o Sebrae se tornou uma das instituições que mais investe em inovação nas empresas brasileiras, com foco nas microempresas e startups”, afirmou.
Alvim também conheceu espaços voltados ao Agro e instituições educacionais, assim como o estande da Confederação Nacional do Comércio (CNC), onde foi recebido por dirigentes e gravou uma mensagem. “O Sistema CNC, Sesc, Senac, sempre deu uma contribuição significativa em qualificar capital humano. Agora está indo além, olhando para a inovação, para a transformação digital. A presença da CNC no Rio Innovation Week é um sinal significativo disso”, pontuou.
O Rio Innovation Week traz para o Píer Mauá, no Rio de Janeiro (RJ), 50 mil m² de estrutura, 700 palestrantes, mais de 2 mil startups e 200 expositores. O MCTI também apresenta no evento a Vila da Ciência e Tecnologia.
O conjunto de estandes reúne as secretarias da pasta e instituições vinculadas ao ministério sediadas no Rio de Janeiro, como o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN); Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA); Centro de Tecnologia Mineral (CETEM); Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF); Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST); Observatório Nacional (ON); Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP); Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), além de um palco com diferentes atrações.
Conheça mais sobre o RIW e saiba como participar no site rioinnovationweek.com.br