Notícias
Em Brasília, MCTI recebe projetos finalistas da 3ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências
Estudantes de todo o Brasil apresentaram 37 projetos na sede do MCTI
Publicado em
22/11/2022 18h42
Foto: Marcelo Camará (SEAPC / MCTI)
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) recebeu nesta terça-feira (22) em sua sede, em Brasília, o projetos que são o resultado da 3ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências. O evento reuniu 37 projetos que foram desenvolvidos por estudantes da educação básica de todo o Brasil sob orientação de seus professores e que foram apresentados em feiras e mostras científicas fomentadas por editais do CNPq/MCTI entre 2020 e 2022. A recepção dos estudantes e seus projetos foi organizada pela Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência (SEAPC) do MCTI e incluiu uma visita dos estudantes ao ministério e às instalações do CNPq, onde puderam expor seus trabalhos.
O ministro do MCTI, Paulo Alvim, encontrou os estudantes e reforçou a importância da educação para o País. “Estudem sempre,” disse. “A educação é a grande ferramenta para entenderem o futuro e elaborarem soluções em ciência e tecnologia”. A coordenadora-geral de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI, Silvana Copceski, destacou que o objetivo da mostra é contribuir para a promoção e apropriação do conhecimento científico e tecnológico pelos jovens e acrescentou que a mostra estimula a produção de conhecimento e dá visibilidade aos projetos fomentados pelo MCTI/CNPq.
O coordenador da 3ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências, Felipe Ribeiro, ressaltou que o evento contribui para a popularização da ciência. “Realizamos um sonho”, afirmou. “Os projetos que estão aqui no ministério reforçam a importância de fomentar as feiras de ciências.”
Sobre a Mostra
A Mostra Nacional de Feiras de Ciências reúne projetos desenvolvidos por estudantes da educação básica sob orientação de seus professores e que foram apresentados em feiras e mostras científicas fomentados por editais do CNPq/MCTI. O edital que dá origem à Mostra é uma realização da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) e do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) com patrocínio do MCTI. A primeira edição foi realizada em julho de 2019, em Campo Grande (MS), e reuniu 50 projetos de diversos estados brasileiros. Em 2021, a segunda edição contou com 57 projetos e foi realizada de forma virtual em conjunto com a Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, com sede em Mossoró (RN).