Notícias
Ciência mostra força e capacidade do povo em buscar soluções inovadoras, afirma o ministro do MCTI na abertura da Caravana da Ciência
Foto: Marcelo Camará (SEAPC/MCTI)
“A ciência mostra a força e a capacidade do povo em resolver problemas e buscar soluções diferenciadas e inovadoras”, afirmou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim, na abertura da Caravana da Ciência MCTI – Ciência e Independência – Bicentenário da Independência, nesta quarta-feira (9). O encontro é uma realização do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em parceria com o MCTI. Um dos eventos mais importante da região, a Caravana da Ciência no CCBB vai até o dia (20) e traz uma programação cheio de experiência e conhecimento de relevância dos avanços da ciência no Brasil, utilizando as artes cênicas e ciclo de palestras.
O ministro também ressaltou a importância da Caravana no ano bicentenário da independência. "É neste sentido que a proposta da caravana mostra um pouco a jornada de brasileiros que por meio da ciência e pesquisa, junta-se a nível nacional na produção de alimentos, por exemplo, tornando-se uma referência mundial. Há 50 anos, importávamos. Hoje, alimentamos mais de 1 bilhão de pessoas. Nosso país tem muito a oferecer. Demos largos passos na produção de energia fotovoltaica, eólica e, em breve, hidrogênio. Hoje o Brasil exporta conhecimento", destacou.
O secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI, Marcelo Morales elogiou a parceria entre o ministério e o centro cultural, e destacou a importância da ciência na independência do Brasil. "É satisfatório por meio desta Caravana, mostrar à sociedade brasileira a importância da ciência na independência do nosso país. O Brasil é a 14ª potência na produção científica, e dispõe de uma montagem base científica, de descobertas e conhecimento científico, e de um considerável número de cientistas e pesquisadores altamente qualificados. A ciência vai impulsionar o Brasil para novos patamares e novas pesquisas", afirmou.
A ideia do evento é apresentar as conquistas relacionadas à ciência brasileira, na linha do tempo da independência. O Brasil dispõe de uma notável base científica, de conhecimentos acumulados, de avanços e descobertas científicas e de um considerável número de cientistas e pesquisadores altamente qualificados.
Agora, um evento multicultural vai demonstrar, de forma atrativa, as realizações da ciência brasileira ao longo dos séculos, especialmente as de grande impacto em áreas estratégicas, como produção de alimentos, energia, petróleo e gás, saúde e tecnologia, que influenciaram o processo de independência do Brasil.
A gerente geral do CCBB, Fernanda Gasque, agradeceu a parceria e frisou a importância do Banco do Brasil no desenvolvimento da ciência no Brasil. “Agradeço ao ministério por ter escolhido o CCBB para trazer essa programação e projeto de tanto valor para as pessoas do nosso país. O Banco do Brasil acredita que a ciência, assim como a cultura, tem o poder de transformar a realidade e ampliar horizontes".
Estiveram presentes na abertura do evento o secretário de Articulação e Promoção da Ciência (SEAPC/MCTI), Carlos Antunes, e a professora Santuza Texeira – palestrante do dia que abordou o tema “O processo de desenvolvimento de vacinas e sua importância para a independência”.
PROGRAMAÇÃO
DIA 10/11 – EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO EM ÁGUAS PROFUNDAS
Palestrante – Maíza Goulart:
Maíza Goulart vai falar sobre exploração de petróleo em águas profundas, dia 10 de novembro, no Ciclo de Palestras 200 Anos de Independência. Com formação em Engenharia Naval e mestrado em Engenharia Oceânica, ambas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Maíza Goulart é Gerente Executiva do Centro de Pesquisa Petrobras – CENPES. São quase 20 anos de experência e pesquisa junto a Petrobras.
DIA 11/11 – CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO SETOR AEROESPACIAL BRASILEIRO E NOSSA INDEPENDÊNCIA
Palestrante – Marcos Pontes:
Marcos Pontes vai falar sobre A história da Engenharia Aeronáutica brasileira. Foi o primeiro Astronauta Brasileiro, além de Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações. Formado em Engenharia Aeronáutica e mestre em Engenharia de Sistemas, já foi piloto de teste de aviões de caça com mais de 2 mil horas de vôo em 25 tipos de aeronaves distintas.
DIAS 18, 19 E 20/11 - TEATRO - ISAAC NO MUNDO DAS PARTÍCULAS - UM MUSICAL QUÂNTICO
Livre adaptação da diretora Joana Lebreiro para o livro homônimo da escritora e física Elika Takimoto, fala de um tema que pode assustar: a física de partículas. O assunto é tratado de forma divertida e envolvente, aproximando a ciência do entendimento de todos, principalmente das crianças. O objetivo é despertar a curiosidade pela ciência, usando ferramentas do universo lúdico. Através da jornada de Isaac, o público vai acompanhar o aprendizado do menino sobre os mistérios do universo em companhia do Grão de Areia, indo da Grécia Antiga ao CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear). O espetáculo, que une teatro, ciência, rock e tecnologia, é inspirado no personagem Ziggy Stardust, criado em 1972 pelo músico David Bowie. Com trilha sonora original criada pelo diretor musical e arranjador Ricco Vianna e pela diretora Joana Lebreiro, mistura rock e música eletrônica, com atores que tocam violão, baixo e guitarra.